Narrativas históricas e representações de identidade nos quadrinhos O que é o Brasil (2005)

Autores/as

  • Marilda Lopes Pinheiro Queluz UTFPR – Brasil pqueluz@gmail.com

DOI:

https://doi.org/10.22169/revint.v15i36.2013

Resumen

RESUMO

Este artigo pretende refletir sobre as narrativas históricas e as construções de identidade brasileira presentes no livro/catálogo O que é o Brasil, de uma exposição homônima, realizada no Senac São Paulo, no período de 12 de julho a 13 de agosto de 2005. Trata-se de uma coletânea com 52 histórias em quadrinhos de uma página, compondo um complexo mosaico em torno de assuntos imbuídos de “brasilidade”. Neste texto foram selecionados os temas mais diretamente ligados à representação das relações cotidianas e da história do país, ressaltando alguns dos símbolos tidos como emblemáticos de nossa cultura. Nas análises percebe-se um olhar irônico e paródico que justapõe e atualiza presente e passado. O Brasil é apresentado em sua pluralidade, polissêmico, com nuances de surrealismo e nonsense. São quadrinhos que simulam o encontro da ficção com a realidade, mundos fantásticos a serem decifrados, em que a compreensão das identidades culturais se coloca como um devir. Ainda que a obra esteja marcada por visões folclóricas e estereótipos, as histórias trazem problematizações que podem ser pensadas de modo interdisciplinar, deslocando conceitos que transitam entre a arte e a história.

Palavras-chave: O que é o Brasil; Quadrinhos brasileiros; Identidade; Cultura; Representação.

 

ABSTRACT

This article aims to reflect on the historical narratives and the constructions of Brazilian identity present in the book / catalog O que é o Brasil (What is Brazil), from a homonymous exhibition, held at Senac São Paulo, from July 12th to August 13th, 2005. It is a collection of 52 one-page comics, composing a complex mosaic around subjects imbued with “Brazilianness”. In this text, the themes most directly linked to the representation of everyday relations and the country's history were selected, highlighting some of the symbols considered emblematic of our culture. The analysis reveal an ironic and parodic perspective that juxtaposes and updates the present and the past. Brazil is presented in its plurality, polysemic, with nuances of surrealism and nonsense. These comics simulate the encounter of fiction with reality, fantastic worlds to be deciphered, in which the understanding of cultural identities is seen as becoming. Even though the work is marked by folkloric views and stereotypes, the stories bring problematizations that can be thought of in an interdisciplinary way, displacing concepts that move between art and history.

KeywordsO que é o Brasil; Brazilian comics; Identity; Culture; Representation.

 

RESUMEN

Este artículo pretende reflexionar sobre las narrativas históricas y las construcciones de identidad brasileña presentes en el libro/catálogo O que é o Brasil, de una exposición homónima, realizada en el Senac São Paulo, de 12 de julio a 13 de agosto de 2005. Se trata de una colección de 52 historietas de una página, que componen un mosaico alrededor de temas imbuidos de “brasilidad”. En este texto se seleccionaron los temas más directamente relacionados con la representación de las relaciones cotidianas y de la historia del país, resaltando algunos de los símbolos asumidos como emblemáticos de nuestra cultura. En los análisis se percibe una mirada irónica y paródica que yuxtapone y actualiza presente y pasado. Brasil es presentado en su pluralidad, polisémico, con matices de surrealismo y nonsense. Son cómics que simulan el encuentro de la ficción con la realidad, mundos fantásticos a ser descifrados, en donde la comprensión de las identidades culturales se presenta como un devenir. Aunque la obra se caracterice por visiones folclóricas y estereotipos, las historias presentan problematizaciones que pueden ser pensadas de forma interdisciplinaria, desplazando conceptos que transitan entre el arte y la historia.

Palabras-clave: O que é o Brasil; Historietas brasileñas; Identidad; Cultura; Representación.

 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

ALVES, Giovanni. Trabalho e neodesenvolvimentismo: Choque de capitalismo e nova degradação do trabalho no Brasil. São Paulo: Editora Praxis, 2014.

BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

CHARTIER, Roger. História cultural. Lisboa: Difel; Bertrand do Brasil, 1988.

BELLUZZO, Ana Maria de M. O Brasil dos viajantes. São Paulo: Metalivros; Salvador: Fundação Odebrecht, 1994.

D'AGOSTINO, R. Dona da Daslu é condenada pela Justiça Federal a 94 anos e meio de prisão. São Paulo: UOL Notícias, 23/03/2009. Disponível em https://noticias.uol.com.br/cotidiano/2009/03/26/ult5772u3388.jhtm. Acesso em 24/06/2020.

DAMATTA, Roberto. O que é o Brasil. São Paulo: Rocco, 2004.

FARACO, Carlos Alberto. Linguagem & Diálogo. As ideias linguísticas do círculo de Bakhtin. Curitiba, PR: Criar Edições, 2003.

FIORIN, José Luiz. Introdução ao pensamento de Bakhtin. São Paulo: Ática, 2006.

GOIDANICH, H.; KLEINERT, A. Enciclopédia dos quadrinhos. Porto Alegre, RS: L&PM, 2011.

HUTCHEON, L. Uma teoria da paródia: ensinamentos das formas de arte do século XX. Lisboa: Edições 70, 1985.

KATZ, Cláudio. Neoliberalismo, neodesenvolvimentismo, socialismo. São Paulo: Editora Expressão Popular, 2016.

MACEDO, J.R.; MAESTRI, M. Belo Monte - uma história da Guerra de Canudos. São Paulo: Editora Expressão Popular, 2004.

O QUE É O BRASIL. São Paulo: Senac SP, 2005.

SCHWARCZ, L. M. Sobre o autoritarismo brasileiro. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.

WOODWARD, Kathryn. Identidade e diferença: uma introdução teórica e conceitual. In: SILVA, Tomaz Tadeu da (org.). Identidade e diferença. A perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis, TJ: Editora Vozes, 2008.

Publicado

2020-11-10

Cómo citar

QUELUZ, M. L. P. Narrativas históricas e representações de identidade nos quadrinhos O que é o Brasil (2005). REVISTA INTERSABERES, [S. l.], v. 15, n. 36, p. 963–987, 2020. DOI: 10.22169/revint.v15i36.2013. Disponível em: https://revistasuninter.com/intersaberes/index.php/revista/article/view/2013. Acesso em: 4 dic. 2024.