Literatura digital em sala de aula: do contar ao miniconto
DOI:
https://doi.org/10.22169/revint.v11i23.930Resumen
RESUMO
O presente artigo busca discutir a implementação da literatura digital em aula a partir de um estudo de caso que visa o trabalho com o miniconto no Twitter, questionando-se acerca da produção de textos autorais pelos alunos e avaliação de tais experiências. Para tal, este trabalho utiliza-se especialmente das contribuições de Scholes (2011), Howitt-Dring (2011), Santaella (2010) e McLuhan (1971). Esta proposta justifica-se por contribuir com os estudos acerca da literatura digital, os quais têm se destacado nas últimas décadas e tornado disponíveis novas ferramentas para a vivência da arte em sala de aula.
Palavras-chave: Literatura digital; Miniconto; Twitter.
ABSTRACT
The present paper aims to discuss the implementation of digital literature in the classroom from a study of case that worked with short fiction on Twitter, eliciting the elements that are in the production of authorial texts made by the students and how to evaluate such experiences. For such purpose, this article is based on the contributions of Scholes (2011), Howitt-Dring (2011), Santaella (2010) and McLuhan (1971). This paper is justified to contribute with the studies about digital literature, which have stood out in recent decades and have made available new tools for an artistic living in the classroom.
Keywords: digital literature; Short fiction, Twitter.
RESUMEN
El presente artículo busca discutir la implementación da literatura digital en el aula desde de un estudio de caso que busca desarrollar un trabajo con la producción de minicuentos en el Twitter, cuestionando tras la producción de textos autorales por los alumnos y la evaluación de tales experiencias. Para tal, este trabajo está basado especialmente en los aportes teóricos de Scholes (2011), Howitt-Dring (2011), Santaella (2010) e McLuhan (1971). Esta propuesta se justifica por contribuir con los estudios respeto a la literatura digital, los quales han logrado destaque en las últimas décadas, ofreciendo nuevas herramientas hacía la vivencia del arte en el salón de clase.
Palabras-clave: Literatura digital; Minicuento; Twitter.
DOI: http://dx.doi.org/10.22169/revint.v11i23.930
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