O contato com o mercado de trabalho e o aprendizado de radiojornalismo e disciplinas afins
DOI:
https://doi.org/10.22169/revint.v2i4.119Resumo
Este artigo apresenta um relato de experiência realizada com alunos do curso de Comunicação Social da Universidade Tuiuti do Paraná. Durante quatro anos, foram desenvolvidas atividades de visitas técnicas a emissoras de rádio de Curitiba e Região em disciplinas referentes a rádio ou áudio. A participação dos universitários nas visitas era voluntária, assim como a organização e condução do programa de visitas, que também era aberta à comunidade. A intenção inicial das visitas era proporcionar aos universitários a observação de aspectos práticos do trabalho de uma emissora, maior contato com o mercado e estimulá-los a ouvir rádio. Posteriormente, percebeu-se um avanço dos visitantes nos trabalhos radiofônicos realizados em sala, com especial ganho para a questão da linguagem, estruturação de programas e improviso. Também, o interesse pelo debate sobre assuntos como programação, locução e participação dos ouvintes tornou-se mais rico. As visitas proporcionaram ainda um momento de encontro e intercâmbio entre os alunos de diferentes habilitações e períodos letivos e, até mesmo entre os alunos e seus familiares. Houve ganho, principalmente para os que participaram das sessões posteriores de debates, ocorridas tão logo às visitas. A utilização de fotos das visitas e de trechos de programas enriqueceu as sessões. Embora o texto esteja voltado a questões ligadas ao ensino de rádio, provavelmente a experiência poderá ser útil a docentes de outras áreas, já que o relato exposto aqui descreve e avalia os procedimentos de uma visita técnica e sua aplicação a práticas em sala de aula.
Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais dos artigos publicados na Revista são de acordo com a licença CC-BY-ND - Creative Commons ( https://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/legalcode)
Esta licença permite que outras pessoas reutilizem o trabalho para qualquer finalidade, inclusive comercialmente; no entanto, não pode ser compartilhado com outras pessoas de forma adaptada e o crédito deve ser fornecido ao autor.
Os direitos autorais dos artigos publicados na Revista são do autor, com os direitos de primeira publicação para a Revista