Cultura e capoeira: vivências de jovens periféricos
DOI:
https://doi.org/10.22169/revint.v14i32.1615Resumo
Resumo
A investigação se dá acerca da cultura da Capoeira presente no cotidiano de jovens em situação de vulnerabilidade e, para tanto, o foco investigativo se concentra nos serviços de desenvolvimento e estabelecimento de vínculos realizado no CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) em Santa Bárbara d’Oeste e nas atividades de capoeira que são desenvolvidas no mesmo bairro. A concentração da pesquisa está no desenvolvimento da educação social presente nas atividades, com o objetivo de reconhecer dentro do CRAS quais as propostas culturais de fortalecimento de vínculos, local onde se buscou encontrar a presença da capoeira. A apresentação se dá de maneira descritiva; a argumentação se fundamenta na análise, na crítica e na reflexão sobre os pareceres dos jovens e está fundamentada na teoria de Marilena Chaui. A capoeira ainda não está presente nesse espaço, contudo, está presente no bairro e acessível a todos, de forma gratuita e oferecida em uma escola estadual do bairro. Sabe-se que na capoeira o papel do Mestre de capoeira é uma referência positiva e que mobiliza a juventude para bons valores. Durante a pesquisa observaram-se as atividades culturais oferecidas no CRAS. Assim, conclui-se que a capoeira não faz parte desse rol de atividades, mas que pelas qualidades culturais e potenciais dos jovens, se implantada faria diferença positiva no trabalho e viria ao encontro do objetivo do desenvolvimento de vínculos. O desafio é reconhecer a capoeira como patrimônio brasileiro e, com o potencial cultural que a mesma proporciona, deveria estar presente nos espaços educativos brasileiros.
Palavras-chave: Capoeira; Diversidade étnica; Centro de Referência de Assistência Social; Cultura.
ABSTRACT
This article presents an investigation about the Capoeira culture present in the daily life of vulnerable youths and, for that, the research focus is on the development and linkage services carried out at the CRAS (Social Assistance Reference Center) in Santa Bárbara d'Oeste and the capoeira activities that are developed in the same neighborhood; the focus of research is on the development of social education present in the activities, with the objective of recognizing within the CRAS the cultural proposals for strengthening ties, a place where the presence of capoeira was sought. The presentation is given in a descriptive way; the argument is based on analysis, criticism and reflection on the opinions of young people and is based on the theory of Marilena Chaui. Capoeira is not yet present in this space, however, it is present in the neighborhood and accessible to all, free of charge and offered at a state school in the neighborhood. It is known that in capoeira the role of the Capoeira Master is a positive reference and that mobilizes the youth for good values. During the research the cultural activities offered in CRAS were observed. Thus, it is concluded that capoeira is not part of this list of activities, but that by the cultural and potential qualities of young people if implemented would make a positive difference to work and would meet the goal of developing links. The challenge is to recognize capoeira as Brazilian patrimony and with the cultural potential that it provides and must be present in Brazilian educational spaces.
Keywords: Capoeira; Ethnic diversity; Reference Center for Social Assistanc; Culture.
RESUMEN
La investigación se da acerca de la cultura de la Capoeira presente en el cotidiano de jóvenes en situación de vulnerabilidad y, para ello, el foco investigativo se concentra en los servicios de desarrollo y establecimiento de vínculos realizado en el CRAS (Centro de Referencia de Asistencia Social) en Santa Bárbara de Oeste y en las actividades de capoeira que se desarrollan en el mismo barrio; la concentración de la investigación está en el desarrollo de la educación social presente en las actividades, con el objetivo de reconocer dentro del CRAS cuáles son las propuestas culturales de fortalecimiento de vínculos, local donde se buscó encontrar la presencia de la capoeira. La presentación se da de manera descriptiva; la argumentación se fundamenta en el análisis, la crítica y la reflexión sobre los dictámenes de los jóvenes y está fundamentada en la teoría de Marilena Chaui. La capoeira aún no está presente en ese espacio, sin embargo, está presente en el barrio y es accesible a todos de forma gratuita, ofrecida por una escuela estatal del barrio. Se sabe que en la capoeira el papel del Maestro de Capoeira es una referencia positiva y que moviliza a la juventud hacia buenos valores. Durante la investigación se observaron las actividades culturales ofertadas en el CRAS. Así, se concluye que la capoeira no forma parte de ese grupo de actividades pero que, por las cualidades culturales y potenciales de los jóvenes, su implantación aportaría una diferencia positiva al trabajo y vendría al encuentro del objetivo de desarrollo de vínculos. El desafío es reconocer la capoeira como patrimonio brasileño y, por el potencial cultural que la misma proporciona, debería estar presente en los espacios educativos brasileños.
Palabras clave: Capoeira; Diversidad étnica; Centro de Referencia de Asistencia Social; Cultura.
DOI: http://dx.doi.org/10.22169/revint.v14i32.1615
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