O mestre-pedagogo da escola atual
DOI:
https://doi.org/10.22169/revint.v6i12.39Resumo
O texto objetiva questionar as implicações do exercício da função do mestre-pedagogo da escola atual. Do ponto de vista teórico-metodológico, a reflexão estabelece relações entre o contexto sócio-histórico e as diferentes concepções de mestre, destacando a emergência do mestre-artesão, a transformação do mestre em educador da escola burguesa e, por fim, a formação profissional do mestre-pedagogo da escola atual, destinada aos trabalhadores. As responsabilidades do mestre-pedagogo, que exigem formação política e domínio do conhecimento científico, podem contribuir para o envolvimento do pedagogo no movimento intelectual pela construção, a partir de sua própria prática escolar e pedagógica, de uma nova configuração social.
Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais dos artigos publicados na Revista são de acordo com a licença CC-BY-ND - Creative Commons ( https://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/legalcode)
Esta licença permite que outras pessoas reutilizem o trabalho para qualquer finalidade, inclusive comercialmente; no entanto, não pode ser compartilhado com outras pessoas de forma adaptada e o crédito deve ser fornecido ao autor.
Os direitos autorais dos artigos publicados na Revista são do autor, com os direitos de primeira publicação para a Revista