Variação espacial na estrutura da ictiofauna em Dois Riachos na Bacia do Rio Pirapó / Spatial variation in the structure of ichthyofauna on Two Streams in Pirapó River Basin
DOI:
https://doi.org/10.22292/mas.v7i3.237Resumo
Vários fatores podem influenciar na estrutura espacial de uma assembleia ictiofaunística, que podem ser de origem natural ou de origem antrópica. Os impactos de origem antrópicas são de extrema importância pois afetam de forma intermitente os ambientes aquáticos. Neste sentido,testamos a hipótese de que córregos mais próximos à áreas urbanas sofrem mais impactos do que os mais distantes, os quais influenciam negativamente os parâmetros ecológicos de diversidade de espécies. Nossos objetivos foram de realizar um levantamento rápido da assembleia de peixes em dois córregos na bacia do alto rio Pirapó, relacionando-o com os impactos antrópicos causados em uma dimensão espacial. Para isso, realizamos um levantamento com três pontos de amostragem (montante, médio curso e jusante). Em cada córrego e realizamos comparações estruturais entre os parâmetros biométricos, de biomassa e bióticos. Foram coletados 357 indivíduos, pertencentes a 11 espécies. Os maiores valores biométricos e de biomassa, nas espécies que co-ocorrem entre os córregos, foram no córrego Indaiá, exceto para duas espécies. O córrego Ipiguá apresentou maiores valores na riqueza e nos índices de diversidade de espécies. Estes valores podem estar relacionados aos impactos antrópicos gerados nos locais mais próximos às áreas urbanas, influenciando a disponibilidade de habitats e a biodiversidade. Foram constatados impactos negativos na comparação entre os corpos d’água, sugerindo que estes ambientes devem receber uma atenção dos órgãos governamentais e da sociedade.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais dos artigos publicados são do(s) autor(es) e do periódico, com os direitos de primeira publicação para a Revista.
Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, com aplicações educacionais e não comerciais, de acordo com o creative commons.