Implantação de sistema de gestão ambiental em empresa do ramo metalúrgico
DOI:
https://doi.org/10.22292/mas.v1i1.64Resumo
A Revolução Industrial e a evolução do sistema capitalista estimularam um consumo desenfreado que ocasionou uma excessiva geração de lixo associado a impactos negativos ao meio ambiente, passando a ser uma das questões mais preocupantes e comentadas na atualidade, trazendo a necessidade de rever conceitos, criar novas legislações e estipular práticas ambientalmente corretas. Essa necessidade não envolve apenas as pessoas como responsáveis, mas também as organizações que, independentes do seu tamanho ou segmento, devem adotar uma nova postura em relação às questões ambientais, sociais e econômicas, podendo utilizar várias ferramentas de apoio como, por exemplo, o Sistema de Gestão Ambiental. O presente artigo faz um levantamento sobre os principais conceitos voltados à Gestão Ambiental e, após essa contextualização, demonstra os resultados obtidos em uma organização do ramo metalúrgico, com a implantação de um sistema ambientalmente correto, economicamente viável e socialmente justo baseado na NBR ISO 14001:2004.
Palavras-chave: Meio ambiente. Gestão ambiental. Certificação ambiental. Sustentabilidade.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais dos artigos publicados são do(s) autor(es) e do periódico, com os direitos de primeira publicação para a Revista.
Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, com aplicações educacionais e não comerciais, de acordo com o creative commons.