Estratégias de contextualização no ensino de botânica em livros didáticos de biologia do ensino médio
DOI:
https://doi.org/10.22169/revint.v11i24.1053Resumo
O presente artigo discorre sobre as diferentes estratégias de contextualização no ensino de botânica, em livros didáticos de Biologia do Ensino Médio. Tendo em vista a importância dos vegetais para o homem e a manutenção da vida, faz-se necessário o entendimento dos mais variados fenômenos envolvidos nesta teia de relações. Para este trabalho realizou-se uma pesquisa básica, do tipo descritivo, sendo esta de natureza qualitativa e de campo em que foram observados os seguintes recursos nos livros: texto informativo, figuras, fotografias, quadro comparativo, esquemas e boxes explicativos, bem como a associação destes. Com a finalidade de identificar de que maneira os livros didáticos exploram os recursos para a contextualização do ensino de Botânica, servindo então como um facilitador da aprendizagem significativa. Após a identificação destes aspectos, realizou-se uma breve discussão em relação aos recursos, associados a temas previamente selecionados, dentro do grupo dos vegetais. Pode-se perceber que os livros didáticos, em sua maioria, exploram principalmente a fotografia como um recurso ligado a aproximação dos conteúdos à realidade cotidiana dos alunos. Destacando-se, também, o uso de boxes explicativos como uma alternativa para evidenciar situações em que a Botânica se faz presente na vida humana.
DOI: http://dx.doi.org/10.22169/revint.v11i24.1053
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais dos artigos publicados na Revista são de acordo com a licença CC-BY-ND - Creative Commons ( https://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/legalcode)
Esta licença permite que outras pessoas reutilizem o trabalho para qualquer finalidade, inclusive comercialmente; no entanto, não pode ser compartilhado com outras pessoas de forma adaptada e o crédito deve ser fornecido ao autor.
Os direitos autorais dos artigos publicados na Revista são do autor, com os direitos de primeira publicação para a Revista