A formação docente e o processo de construção do ser professor
DOI:
https://doi.org/10.22169/revint.v16i38.1956Resumo
RESUMO
O presente estudo discute a formação docente, especificamente a inicial, bem como o processo de construção do entendimento do que é ser professor; isto é, compreender os saberes necessários e intrínsecos à atividade docente. Nesse contexto, entende-se que o conceito de formação está ligado ao significado de ensinar e aprender e, mais ainda, ao papel que este profissional desempenha na sociedade contemporânea. Sinalizamos que o processo de formação docente é historicamente determinado, o que requer a compreensão sistemática acerca da função social da profissão. Para tanto, elegemos os objetivos que nortearão o nosso estudo. Assim, como objetivo geral, estabelecemos: compreender a relação entre a formação inicial e o processo de constituição dos saberes docentes. Como objetivos específicos, definimos: conceituar formação inicial; identificar suas características basilares e analisar as principais tendências formativas presentes na formação inicial de professores. A metodologia adotada é a pesquisa qualitativa, especialmente a bibliográfica. Desse modo, para compreendermos o tema, consultamos obras de autores que tratam do assunto. Na conclusão, apontamos que a formação docente não é restrita à transmissão dos conteúdos curriculares, em uma acepção puramente técnica e instrumental, mas, ao contrário, está ancorada a uma concepção crítica da educação, que concebe o docente como um intelectual crítico-reflexivo e consciente da sua função social.
Palavras-chave: Professor. Formação. Docente. Saberes. Tendências.
Downloads
Referências
ALMEIDA, Maria Isabel. Formação do Professor do Ensino Superior: desafios e políticas institucionais. 1 ed. São Paulo, Cortez: 2012.
CUNHA, Maria Isabel da. O bom professor e sua prática. 2 ed. Campinas - SP: Papirus, 1992. (Coleção Magistério: formação e trabalho pedagógico).
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996. (Coleção Leitura).
GARCÍA, Carlos Marcelo. Formação de Professores - Para uma mudança Educativa. Portugal: Porto Editora, 1995.
LIMA, Maria Socorro Lucena. Educação, educação permanente; Formação, formação contínua. In: LIMA, Maria Socorro Lucena, ALMEIDA, Ana Maria Bezerra de e SILVA, Silvinha Pimentel. (Orgs.). Dialogando com a escola: reflexões do estágio e da ação docente nos cursos de formação de professores. 2 ed. Fortaleza: Demócrito Rocha, 2004.
LUCKESI, Cipriano Carlos. O Papel da Didática na Formação do Educador. In: CANDAU, Vera Maria. A Didática em Questão (Org.) 31 ed. - Petrópolis: Editora Vozes, 2011.
MAGALHÃES. Maria de Lourdes Tavares. Os saberes Pedagógicos de Professores do Curso de Pedagogia da Universidade Regional do Cariri /URCA – um estudo sobre a racionalidade pedagógica nas narrativas docentes. Fortaleza: UFC, 2018. 218p. Dissertação de (Mestrado em Educação Brasileira) – Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira. Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2018.
MARTINAZZO. Celso José. Pedagogia do Entendimento Intersubjetivo: razões e perspectivas para uma racionalidade comunicativa na Pedagogia. Ijuí: Editora Unijuí, 2005. (Coleção fronteiras da educação).
MENDES SOBRINHO, José Augusto de Carvalho; CARVALHO, Marlene Araújo de. (Orgs.). Formação de Professores e Práticas Docentes. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.
PIMENTA, Selma Garrido. Professor: formação, identidade e trabalho docente. In: PIMENTA, Selma Garrido (org.). Saberes Pedagógicos e Atividade Docente. 7 ed. São Paulo: Cortez, 2009.
PIMENTA, Selma Garrido. Professor reflexivo: construindo uma crítica. In: PIMENTA, Selma Garrido; GHEDIN, Envandro (Orgs.). Professor Reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. 7 ed. São Paulo: Cortez, 2012.
PIMENTA, Selma Garrido; ANASTASIOU, Lea das Graças Camargo. Docência no ensino superior. 5 ed. São Paulo: Cortez, 2014.
RAMOS, Marise Nogueira. A pedagogia das competências: autonomia ou adaptação? São Paulo: Cortez, 2011.
ROLDÃO, Maria do Céu. Função Docente: natureza e construção do conhecimento profissional. Revista Brasileira de Educação. v. 12 n. 34 jan./abr. 2007.
SEVERINO, Antônio Joaquim, Metodologia do trabalho cientifico, 23 ed. São Paulo Cortez, 2007.
SILVA, Rita de Cássia. O Professor, seus saberes e suas crenças. In: GUARNIERI, Maria Regina. (Org.). Aprendendo a Ensinar: o caminho nada suave da docência. 2 ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2005. (Coleção polêmicas do nosso tempo).
TARDIF, Maurice. Saberes Docentes e Formação Profissional. 16 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.
THERRIEN, Jacques. Docência Profissional: a prática de uma racionalidade pedagógica em tempos de emancipação de sujeitos. In: D'ÁVILA, Cristina; VEIGA, Ilma Passos Alencastro. (Org.). Didática e docência na educação superior: implicações para a formação de professores. 1 ed. Campinas: Papirus, 2012.
THERRIEN, Jaques; DIAS, Ana Maria Iorio, LEITINHO, Meirecele Calíope. Docência Universitária. Publicado em Revista Em Aberto, Brasília, v. 29, n. 97, set./dez. 2016. Disponível em: http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/2952. Acesso em: 01/11/17.
VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Alternativas Pedagógicas para a Formação do Professor da Educação Superior. In: VEIGA, Ilma Passos Alencastro e VIANA, Cleide Maria Quevedo Quixadá. (Orgs.) Docentes para a Educação superior: processos formativos. Campinas, SP: Papirus, 2010.
VEIGA, Ilma Passos Alencastro. A aventura de formar professores. 2 ed. Campinas, SP: Papirus, 2012.
VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Formação de Professores para a Educação Superior e a Diversidade da Docência. Revista Diálogos em Educação. Curitiba, v. 14. p. 327-342, Maio/ago. 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais dos artigos publicados na Revista são de acordo com a licença CC-BY-ND - Creative Commons ( https://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/legalcode)
Esta licença permite que outras pessoas reutilizem o trabalho para qualquer finalidade, inclusive comercialmente; no entanto, não pode ser compartilhado com outras pessoas de forma adaptada e o crédito deve ser fornecido ao autor.
Os direitos autorais dos artigos publicados na Revista são do autor, com os direitos de primeira publicação para a Revista