A relação entre o direito e a educação inclusiva
DOI:
https://doi.org/10.22169/revint.v16i38.2183Resumo
RESUMO
O objeto deste estudo é o papel da Educação em Direitos Humanos, conforme a Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH), especialmente no que diz respeito à inclusão de estudantes no ensino básico. O objetivo geral da pesquisa é compreender os artigos da Constituição Federal de 1988, sobretudo, em relação ao teor do art. 26 da Declaração Universal dos Direitos Humanos, que trata da inclusão de estudantes na educação como um direito de todos. A metodologia desta pesquisa recorre às análises documental, descritiva e bibliográfica. Embora os resultados e as discussões mostrem avanços, também demonstram que a educação ainda não é inclusiva como detalha a lei. Encontram-se evidências de que a Lei da Pessoa com Deficiência, ao garantir a adaptação das atividades curriculares, culturais e teóricas, na escola, fortalece o trabalho pedagógico e amplia as diversidades educacionais.
Palavras-chave: Direitos do educando. Dever de educar. Política mundial da educação. Liberdade na
escola e no ensino.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais dos artigos publicados na Revista são de acordo com a licença CC-BY-ND - Creative Commons ( https://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/legalcode)
Esta licença permite que outras pessoas reutilizem o trabalho para qualquer finalidade, inclusive comercialmente; no entanto, não pode ser compartilhado com outras pessoas de forma adaptada e o crédito deve ser fornecido ao autor.
Os direitos autorais dos artigos publicados na Revista são do autor, com os direitos de primeira publicação para a Revista