Pensamento computacional na cidade: uma vivência de educação onlife

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22169/revint.v16i39.2198

Resumo

Experienciar a cidade enquanto espaço de aprendizagem implica entrelaçamento de seus vários tempos, espaços e de suas dimensões humanas e não humanas, digitais, biológicas, históricas, econômicas, etc. Entender a cidade como entidade viva, complexa e comunicativa se afasta da visão antropocêntrica de mundo e instaura outras formas de comunicação, habitação e aprendizagem. Portanto, este artigo apresenta o processo de desenvolvimento de uma prática pedagógica gamificada cujo objetivo é compreender como o coengendramento dos diversos entes constituintes da cidade produz o pensamento computacional na perspectiva da aprendizagem inventiva, segundo uma proposta de Educação OnLIFE. Tal prática integra o projeto de pesquisa A cidade como espaço de aprendizagem: práticas pedagógicas inovadoras para a promoção da cidadania e do desenvolvimento social sustentável, financiado pela Fundação Carlos Chagas e pelo Itaú Social, e desenvolvida pelo Grupo de Pesquisa Educação Digital — GPe-dU, UNISINOS/CNPq. O estudo, qualitativo, apropria-se do método cartográfico de pesquisa-intervenção para produção e análise dos dados. Como resultado, apresentam-se pistas que permitem compreender a emergência do pensamento computacional para explorar a cidade, bem como a necessidade de inovação de práticas pedagógicas a partir da problematização do mundo para uma Educação conectada com a vida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Janaína Menezes, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)

Doutoranda em Educação na Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS

Eliane Schlemmer, Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS

Professora-pesquisadora titular do Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS

Fabio La Rocca, Université Paul-Valéry Montpellier III - UPVM3

Professor de Sociologia na Université Paul-Valéry Montpellier III - UPVM3

José António Moreira, Universidade Aberta

Doutor em Ciências da Educação pela Universidade de Coimbra

Professor Associado na Universidade Aberta de Portugal - UAb

Downloads

Publicado

2021-10-04

Como Citar

MENEZES, J. .; SCHLEMMER, E. .; LA ROCCA, F.; MOREIRA, J. A. Pensamento computacional na cidade: uma vivência de educação onlife. REVISTA INTERSABERES, [S. l.], v. 16, n. 39, p. 937–968, 2021. DOI: 10.22169/revint.v16i39.2198. Disponível em: https://revistasuninter.com/intersaberes/index.php/revista/article/view/2198. Acesso em: 22 dez. 2024.