A cidade de Presidente Prudente (SP) sob a ótica de crianças de uma escola pública
DOI:
https://doi.org/10.22169/revint.v16i39.2213Resumo
Este artigo é um recorte de uma tese cujo tema central foi a cidade e a infância. A partir da Sociologia da Infância e Geografia da infância, discutiu-se como as crianças concebem a cidade. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, caracterizada como estudo de caso. Os sujeitos da investigação foram dez crianças, de nove a onze anos, estudantes de uma escola pública, localizada na área central de Presidente Prudente (SP). O instrumento metodológico foi o Poema dos Desejos ou Wish Poem, que consistiu em um desenho elaborado a partir da sentença “A minha cidade é...”. Conforme a perspectiva dos educandos, a cidade comporta elementos artificiais e naturais, e sua organização privilegia os veículos em detrimento das pessoas; isto é, para eles, é um local de passagem, não de encontros e diversão. É necessário que o poder público atenda às demandas das crianças e planeje as cidades com base na dimensão humana. Logo, deve-se investir em espaços públicos atrativos, seguros e arborizados, que favoreçam a criatividade e o encontro.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais dos artigos publicados na Revista são de acordo com a licença CC-BY-ND - Creative Commons ( https://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/legalcode)
Esta licença permite que outras pessoas reutilizem o trabalho para qualquer finalidade, inclusive comercialmente; no entanto, não pode ser compartilhado com outras pessoas de forma adaptada e o crédito deve ser fornecido ao autor.
Os direitos autorais dos artigos publicados na Revista são do autor, com os direitos de primeira publicação para a Revista