"Um instante por favor meu filho está me chamando": notas sobre maternidade e trabalho pós-março de 2020 a partir do Youtube
DOI:
https://doi.org/10.22169/revint.v17i41.2342Palavras-chave:
Mães pesquisadoras, Pandemia, Universidades, You TubeResumo
Este estudo, de caráter bibliográfico e documental, tem como objetivo recolher, analisar e constituir memória a partir de depoimentos de mulheres professoras pesquisadoras e acadêmicas que debatem publicamente, em meio digital, a partir da plataforma YouTube, os desafios decorrentes da necessidade de conciliar maternidade e atividades acadêmicas profissionais no período pós-março de 2020. As análises dos discursos dessas mães consideraram pressupostos teóricos da fenomenologia, que tem como um de seus princípios fundamentais a necessidade de suspender os pré-juízos e dar voz aos sujeitos de pesquisa, com vistas a descrever o fenômeno estudado reconhecendo sentidos e significados. Dado o volume elevado de vídeos encontrados a partir dos descritores “mães pesquisadoras” e “pandemia”, esta pesquisa considerou os 25 primeiros resultados referentes ao período entre pós-março de 2020 até dezembro de 2021, os quais indicam que as tecnologias digitais, com destaque para as redes sociais e aplicativos para transmissões ao vivo, foram e ainda são instrumentos fundamentais de apoio a mães pesquisadoras e professores de maneira geral. Além disso, constata-se que o material disponível no YouTube, entre outras redes sociais e plataformas, constitui fonte muito rica e ainda pouco explorada para realização de pesquisas acadêmicas, sobretudo para o campo educacional.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 REVISTA INTERSABERES
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos publicados na Revista são de acordo com a licença CC-BY-ND - Creative Commons ( https://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/legalcode)
Esta licença permite que outras pessoas reutilizem o trabalho para qualquer finalidade, inclusive comercialmente; no entanto, não pode ser compartilhado com outras pessoas de forma adaptada e o crédito deve ser fornecido ao autor.
Os direitos autorais dos artigos publicados na Revista são do autor, com os direitos de primeira publicação para a Revista