As práticas docentes no contexto tecnológico digital: (in)certezas e desafios para uma práxis no âmbito universitário
DOI:
https://doi.org/10.22169/revint.v17i42.2389Palavras-chave:
Educação; Tecnologias; Práticas docentes; Letramentos digitais.Resumo
Objetiva-se no artigo distinguir os conceitos de técnica e tecnologia, bem como problematizar e discutir o uso de diferentes aparatos tecnológicos no contexto educacional. Sustenta-se, nesse viés, que o uso de inúmeras mídias digitais em sala de aula pode contribuir para o aprimoramento dos letramentos e demais ações colaborativas entre os discentes, o que favorece o desenvolvimento de um aprendizado mais dinâmico e participativo dos envolvidos. A referida produção científica se pautará numa pesquisa qualitativa, básica, de base bibliográfica, do tipo descritivo-exploratória e traz como pergunta reflexiva: de que modo os letramentos digitais podem potencializar as práticas colaborativas no ensino e na aprendizagem dos alunos? Portanto, o presente estudo buscará ancoragem nas obras de Coscarelli (2016); Coscarelli e Ribeiro (2017) e Kersch e col. (2022), dentre outros autores que poderão ser trazidos à tona para compor o diálogo aqui delineado.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais dos artigos publicados na Revista são de acordo com a licença CC-BY-ND - Creative Commons ( https://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/legalcode)
Esta licença permite que outras pessoas reutilizem o trabalho para qualquer finalidade, inclusive comercialmente; no entanto, não pode ser compartilhado com outras pessoas de forma adaptada e o crédito deve ser fornecido ao autor.
Os direitos autorais dos artigos publicados na Revista são do autor, com os direitos de primeira publicação para a Revista