Reflexões sobre os Parâmetros Curriculares Nacionais: o que dizem os temas transversais sobre a saúde
DOI:
https://doi.org/10.22169/revint.v7i13.254Resumo
O presente artigo pretende estabelecer reflexões sobre os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), especificamente sobre a parte em que se abordam os temas transversais da saúde para o Ensino Fundamental de 1º e 2º Ciclos (1ª a 4ª Séries). Tem-se, como ponto fundamental do estudo, as teorias do currículo que constroem momentos para a análise e a reflexão do que está pressuposto nos PCN em seus conceitos fundamentais, seus objetivos e conteúdos. O estudo teve como base materiais bibliográficos e documentais, utilizando as principais teorias do currículo, como as de Moreira (1999), Paraskeva (2002), Cherryholmes (1993), Silva (2005), entre outros, e as das cartas e declarações internacionais, as quais direcionaram a promoção da saúde tão propalada neste documento.
Palavras-chave: Teorias de Currículo. Promoção da saúde. Parâmetros Curriculares Nacionais. Ensino Fundamental. Temas transversais.
Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais dos artigos publicados na Revista são de acordo com a licença CC-BY-ND - Creative Commons ( https://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/legalcode)
Esta licença permite que outras pessoas reutilizem o trabalho para qualquer finalidade, inclusive comercialmente; no entanto, não pode ser compartilhado com outras pessoas de forma adaptada e o crédito deve ser fornecido ao autor.
Os direitos autorais dos artigos publicados na Revista são do autor, com os direitos de primeira publicação para a Revista