A programação de computadores como processo metacognitivo: uma experiência na escola de hackers
DOI:
https://doi.org/10.22169/revint.v13i30.1497Abstract
RESUMO
Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa realizada no projeto Escola de Hackers cujo objetivo é oportunizar o aprendizado de técnicas e habilidades de programação para alunos do ensino fundamental. Mais especificamente, propõe-se a analisar a forma como a programação de computadores provoca processos de recuperação e consciência, mecanismos auxiliares da aprendizagem segundo o aporte teórico de Juan Ignacio Pozo (2002). Para tanto procedeu-se a uma pesquisa de cunho qualitativo e exploratório, com triangulação na coleta de dados primários entre observação, aplicação de questionários e entrevistas, junto a uma amostra composta por 11 alunos de uma escola municipal de Ensino Fundamental de Passo Fundo/RS, participantes do projeto no ano de 2016. Os principais resultados obtidos permitem inferir que os alunos utilizaram os processos de recuperação e consciência para programar. Com ênfase, evidenciou-se maior incidência de uso das subcategorias reconhecimento e transferência, apontadas como os principais recursos metacognitivos utilizados pelos estudantes em suas tarefas.
Palavras-chave: Processos auxiliares da aprendizagem. Recuperação e consciência. Ensino fundamental. Metacognição.
Abstract
This paper presents the results of a research carried out in the School of Hackers project, whose objective is to provide elementary school students with the opportunity to learn programming techniques and skills. More specifically, it proposes to analyze how computer programming provokes the processes of recovery and awareness, which are auxiliary mechanisms of learning, according to the theoretical contribution of Juan Ignacio Pozo (2002). For that, a qualitative and exploratory research was carried out, with triangulation in the primary data collection between observation, questionnaires application and interviews, along with a sample composed by 11 elementary school students from an elementary school of Passo Fundo/RS, who participated in the project in the year of 2016. The main results obtained allow us to infer that the students used, while programming, the recovery and awareness processes. With emphasis, it was evidenced a higher incidence of the use of recognition and transfer subcategories, pointed out as the main metacognitive resources used by the students in their tasks.
Keywords: Auxiliary processes of learning. Recovery and awareness. Elementary school. Metacognition.
RESUMEN
Este artículo presenta los resultados de una encuesta realizada en el proyecto Escuela de Hackers cuyo objetivo es oportunizar el aprendizaje de técnicas y habilidades de programación para alumnos de la enseñanza fundamental. Más específicamente, se propone analizar la forma en que la programación de computadoras provoca procesos de recuperación y conciencia, mecanismos auxiliares del aprendizaje según el aporte teórico de Juan Ignacio Pozo (2002). Para ello se procedió a una investigación de cuño cualitativo y exploratorio, con triangulación en la recolección de datos primarios entre observación, aplicación de cuestionarios y entrevistas, junto a una muestra compuesta por 11 alumnos de una escuela municipal de Enseñanza Fundamental de Passo Fundo / RS , participantes del proyecto en el año 2016. Los principales resultados obtenidos permiten inferir que los alumnos utilizaron los procesos de recuperación y conciencia para programar. Con énfasis, se evidenció mayor incidencia de uso de las subcategorías reconocimiento y transferencia, apuntadas como los principales recursos metacognitivos utilizados por los estudiantes en sus tareas.
Palabras clave: Procesos auxiliares del aprendizaje. Recuperación y consciência. Enseñanza fundamental. Metacognición.
DOI: http://dx.doi.org/10.22169/revint.v13i30.1497
Downloads
References
FESAKIS, Georgios & SERAFEIM, Kiriaki. Influence of the familiarization with scratch on future teachers' opinions and attitudes about programming and ICT in education. In ACM SIGCSE Bulletin. Vol. 41, No. 3. ACM, September 2009, p. 258-262.
FLAVELL, John H. Metacognition and cognitive monitoring: A new area of cognitive–developmental inquiry. American Psychologist, Washington, out. 1979. P. 906 - 911. Disponível em: <http://psycnet.apa.org/doiLanding?doi=10.1037%2F0003-066X.34.10.906>. Acesso em: 11 jan. 2015.
PAPERT, Seymour. LOGO: computadores e educação. São Paulo, SP: Brasiliense, 1985.
PAPERT, Seymour. A máquina das crianças: repensando a escola na era da informática. Porto Alegre, RS: Artes Médicas, 1994.
PRENSKY, Marc. Não me atrapalhe, mãe – eu estou aprendendo. São Paulo, SP: Phorte, 2010.
POZO, Juan Ignácio. Aprendizes e mestres: a nova cultura da aprendizagem. Porto Alegre, RS: Artmed, 2002.
RESNICK, Mitchel. A universidade deveria ser como o jardim de infância. 2014. Disponível em: http://porvir.org/a-universidade-deveria-ser-como-jardim-de-infancia/20140427/. Acesso em: 11 Jan. 2015.
RUSHKOFF, Douglas. As 10 questões essenciais da era digital: programe seu futuro para não ser programado por ele. São Paulo, SP: Saraiva, 2012.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Os direitos autorais dos artigos publicados na Revista são de acordo com a licença CC-BY-ND - Creative Commons ( https://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/legalcode)
Esta licença permite que outras pessoas reutilizem o trabalho para qualquer finalidade, inclusive comercialmente; no entanto, não pode ser compartilhado com outras pessoas de forma adaptada e o crédito deve ser fornecido ao autor.
Os direitos autorais dos artigos publicados na Revista são do autor, com os direitos de primeira publicação para a Revista