Tecnologia e educação a distância (ead): caminho sem retorno
DOI:
https://doi.org/10.22169/revint.v7i14.327Abstract
Esse artigo propõe como tema “Tecnologia e Educação a Distância: Caminho Sem Retorno”, com objetivo de tecer considerações sobre o progresso que a tecnologia de informação e comunicação trouxe consigo, nos últimos 20 anos, como o aumento das expectativas no cenário da educação, com o aparecimento e fortalecimento da Educação a Distância, o nicho fundamental das IES. A EaD fortaleceu-se a partir do momento em que avançou e conseguiu, mediante a Lei 9394/96, o status de modalidade plenamente integrada ao sistema de ensino. Diante das transformações ocorridas na sociedade pode-se dizer que estamos vivendo novos tempos que nos permitem repensar conceitos sobre as tecnologias da informação e comunicação no contexto da EaD. O novo conceito que surgiu na educação em nosso país é, sem dúvida, um caminho sem retorno já que as facilidades proporcionadas pela EaD, tais como, liberdade de espaço, administração de tempo e economia dos custos, são incontestáveis. A oferta desses cursos vem crescendo através dos meios de comunicação que trouxeram novas expectativas sobre os cursos de educação levando, inclusive, grandes empresas a capacitarem e qualificarem seus colaboradores através desse processo. Esse passo permite a inserção dos sujeitos envolvidos nesse sistema e viabiliza o processo de formação na modalidade a distância fazendo com que esse mesmo cidadão se torne protagonista de sua própria caminhada em busca da aprendizagem que significará a efetivação do conhecimento construído e da autonomia. O presente artigo fundamentou-se em dados de pesquisa bibliográfica e constatações da autora no trabalho cotidiano em EaD.
Downloads
Downloads
How to Cite
Issue
Section
License
Os direitos autorais dos artigos publicados na Revista são de acordo com a licença CC-BY-ND - Creative Commons ( https://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/legalcode)
Esta licença permite que outras pessoas reutilizem o trabalho para qualquer finalidade, inclusive comercialmente; no entanto, não pode ser compartilhado com outras pessoas de forma adaptada e o crédito deve ser fornecido ao autor.
Os direitos autorais dos artigos publicados na Revista são do autor, com os direitos de primeira publicação para a Revista