Utilização de exergames no desenvolvimento da interação social de discentes com TEA
DOI:
https://doi.org/10.22169/revint.v15i35.1860Resumen
RESUMO
Este é um recorte de pesquisa que investigou a utilização dos Exergames como Tecnologia Assistiva - TA para o Atendimento Educacional Especializado - AEE de discentes com Transtorno do Espectro Autista - TEA. Esse público tem, como uma das suas características, dificuldades na interação social; assim, as práticas pedagógicas, inclusive no AEE, devem buscar o desenvolvimento desta habilidade, impulsionando o estudante também em outros campos do saber escolar e da socialização ampliada. Partindo de uma experiência concreta em desenvolvimento em um Centro de Atendimento Educacional Especializado, esta pesquisa objetivou analisar de que maneira a utilização dos Exergames ⸻ através do console de jogos com sensor de movimento como recurso tecnológico mediador ⸻ pode favorecer a interação social dos discentes com TEA. Fundamenta-se no aporte teórico de Lev Vygotsky sobre a interação social, de Thomas Whitman sobre o TEA, de Rita Bersch sobre a TA na Educação Especial e de César Vaghetti et al. sobre os Exergames. Trata-se de um estudo de caso (casos múltiplos) e de pesquisa participante. Para registros e coleta de dados, foram aplicados três formulários de avaliação da interação social com docente do AEE e o diário de campo. Os resultados indicam um crescimento significativo da interação social dos discentes com TEA, avaliada a partir de três categorias: comunicação, identidade e interatividade. Espera-se que esse estudo contribua para a promoção de ações pedagógicas que favoreçam o desenvolvimento social do educando com TEA, seu processo de aprendizagem e interação na comunidade ampliada.
Palavras-chave: Tecnologia assistiva. Transtorno do Espectro Autista – TEA. Interação social. Prática pedagógica.
ABSTRACT
This paper presents a research excerpt that investigated the use of Exergames as Assistive Technology - AT for Specialized Educational Assistance - SEA of students with Autism Spectrum Disorder - ASD. This group of people has as one of its characteristics the difficulties in social interaction, therefore, the pedagogical practices and the SEA must seek the development of this skill, also boosting it in other fields of school knowledge and extended socialization. Starting from a concrete experience in development in a Specialized Educational Service Center, this research aimed to analyze how the use of Exergames — through the game console with motion sensors as a mediating technological resource — can favor the social interaction of students with ASD. It is based on the theoretical contribution of Lev Vygotsky on social interaction, Thomas Whitman on ASD, Rita Bersch on AT in Special Education and César Vaghetti et al. on Exergames. It is a Case Study (multiple cases), and participatory research. For records and data collection, three forms of evaluation of social interaction with SEA teachers and the Field Diary were applied. The results indicate a significant growth in the social interaction of students with ASD, assessed from three categories: communication, identity and interactivity. It is expected that this study can contribute to the promotion of pedagogical actions that favor the social development of the student with ASD, their learning and interaction process in the extended community.
Keywords: Assistive Technology. Autistic Spectrum Disorder – ASD. Social interaction. Pedagogical practice.
RESUMEN
Este trabajo es parte de una investigación que analizó el uso de los Exergames como Tecnología de Asistencia – TA para la Atención Educacional Especializada – AEE de estudiantes con Trastorno del Espectro Autista – TEA. Ese público presenta, como una de sus características, dificultades en la interacción social; así, las prácticas pedagógicas, incluso en la AEE, deben buscar el desarrollo de esta destreza y estimular al estudiante también en otros campos del saber escolar y de la socialización ampliada. Partiendo de una experiencia concreta en desarrollo en un Centro de Atención Educacional Especializada, esta investigación trató de analizar de qué manera el uso de los Exergames ⸻ a través de la cónsola de juegos con sensor de movimiento como recurso tecnológico mediador ⸻ puede favorecer la interacción social de los estudiantes con TEA. Se fundamenta en el aporte teórico de Lev Vygotsky acerca de la interacción social, de Thomas Whitmand sobre el TEA, de Rita Bersch sobre la TA en la Educación Especial y de César Vaghetti et al. acerca de los Exergames. Se trata de un estudio de caso (casos múltiples) y de investigación participante. Para registros y recolección de datos, fueron aplicados tres formularios de evaluación de la interacción social a maestros del AEE, y el diario de campo. Los resultados indican un crecimiento significativo de la interacción social de los estudiantes con TEA, evaluada a partir de tres categorías: comunicación, identidad e interactividad. Se espera que ese estudio contribuya para la promoción de acciones pedagógicas que favorezcan el desarrollo social del educando con TEA, su proceso de aprendizaje e interacción en la comunidad ampliada.
Palabras clave: Tecnología de asistencia. Trastorno del Espectro Autista – TEA. Interacción social. Práctica pedagógica.
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