Experiência em Estágio de docência na disciplina produção vegetal
DOI:
https://doi.org/10.22169/revint.v17i40.2023Resumen
Para a CAPES o estágio de docência é parte integrante da formação do pós-graduando, objetivando a preparação para a docência, e a qualificação do ensino de graduação. Nesse panorama objetiva-se com esse trabalho relatar as atividades desenvolvidas no decorrer do Estágio Docência I do curso de Doutorado em Biotecnologia (RENORBIO) do Centro de Biotecnologia, realizado na disciplina Introdução à produção vegetal, no âmbito do Curso de Bacharelado em Agroecologia da Universidade Federal da Paraíba – UFPB. As ações de estágio foram desenvolvidas com estudantes do primeiro período nos meses de agosto a novembro de 2018. Foram utilizadas aulas expositivas teóricas e aulas práticas para melhor abordar as temáticas da disciplina. O processo de avaliação se deu por meio de exercícios no SIGAA, entrega de relatórios, seminários e a condução da implantação de uma horta. Foi também aplicado um questionário de avaliação da disciplina buscando verificar a visão dos discentes sobre as ações desenvolvidas. De forma efetiva foram 22 estudantes ativamente presentes nas atividades. Quanto ao nível de satisfação dos educandos com os conteúdos abordados os discentes foram unânimes quanto à a extrema necessidade de se obter essas informações e conhecimentos durante o processo de formação e apontaram um grau de satisfação de 9 em uma escala de 0 a 10 quanto à adequação dos conteúdos. Sendo dos conteúdos abordados o considerado com maior grau de complexidade ao entendimento, na visão dos discentes, a Fotossíntese e seus processos. E os conteúdos considerados mais agradáveis pelos discentes foram Fertilidade do solo e Nutrição de plantas e Manejo do solo. Após as avaliações a média geral da turma foi de 9,2 o que retrata um aproveitamento muito satisfatório dos conteúdos abordados em sala de aula. A partir dos relatos e evidenciando as ações do estágio docência assim como a sistematização da avaliação dos educandos sobre o desenvolvimento da disciplina pode-se afirmar que o estágio transcorreu de forma adequada e contribuiu de forma efetiva para a formação dos discentes participantes da disciplina assim como para a formação docente da discente de pós-graduação executora do estágio.
Descargas
Citas
BANANEIRAS. PREFEITURA MUNICIPICAL. . UFPB Bananeiras - Campus III: centro de formação de tecnólogos - cft. Centro de Formação de Tecnólogos - CFT. Disponível em: http://www.agencia.ufpb.br/mapas/bananeiras/bananeiras.html. Acesso em: 17 mar. 2018.
BRASIL. Ministério da Educação – MEC. Censo da Educação Superior. 2016.
BRASIL. Regulamento do Programa de Demanda Social. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES. Portaria Nº 52. 2002.
LIMA, Maria Socorro Lucena. O estágio de docência nos Programas de Pós-Graduação stricto sensu da Universidade Estadual do Ceará: tendências formativas a partir da pedagogia freireana e do professor pesquisador. Relatório de pesquisa. Fortaleza: UECE, 2015.
LIMA, Maria Socorro Lucena; PIMENTA, Selma Garrido. Estágio e docência. Cortez Editora, 2018.
MATOS, Mayara da Mota; IAOCHITE, Roberto Tadeu. Estágio de docência na pós-graduação: uma revisão da produção cientifica em periódicos brasileiros. In: Congresso Nacional de Formação de Professores. Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2014. p. 8218-8229.
OLIVEIRA, Damiany P.; VIEIRA, Neiva Maria Batista.; ALVES, Anatércia F.; FERREIRA, Sinynara.; BALIZA, Danielle P. Mulher nas ciências agrárias: realidade crescente. In. XIX CONGRESSO DE PÓS-GRADUAÇÃO DA UFLA. 2010
PAGEL, Ualas Raasch; CAMPOS, Luana Morati; BATITUCCI, Maria do Carmo Pimentel. Metodologias e práticas docentes: Uma reflexão acerca da contribuição das aulas práticas no processo ensino-aprendizagem de biologia. Mato Grosso. Experiência em ensino de Ciências, v. 10, n. 2, p. 14-25, 2015.
SILVA, Maria Gabriela. E. Soares da. A marginalização da participação da mulher nas ciências através da academia brasileira de ciências. Anais do 15º Seminário Nacional de História da Ciência e Tecnologia. Santa Catarina, 2016. Disponível em: <https://www.15snhct.sbhc.org.br/resources/anais/12/1470233174_ARQUIVO_MariaGabrielaEvangelista.pdf> Acessado em: 02 de junho de 2019
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os direitos autorais dos artigos publicados na Revista são de acordo com a licença CC-BY-ND - Creative Commons ( https://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/legalcode)
Esta licença permite que outras pessoas reutilizem o trabalho para qualquer finalidade, inclusive comercialmente; no entanto, não pode ser compartilhado com outras pessoas de forma adaptada e o crédito deve ser fornecido ao autor.
Os direitos autorais dos artigos publicados na Revista são do autor, com os direitos de primeira publicação para a Revista