Educación y derechos humanos en la escuela

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22169/revint.v16i38.2187

Resumen

RESUMEN

Este artículo tiene como objetivo hacer una breve reseña histórica de las motivaciones que llevaron a la Declaración Universal de Derechos Humanos y, por consiguiente, a acciones que desencadenaron la construcción de la Educación en Derechos Humanos (EDH) en Brasil, resaltando su implementación en la Red Municipal de Educación en Curitiba. A la luz de Paulo Freire, el texto se desarrolla a partir del análisis de documentos oficiales y propone una reflexión sobre este proceso formativo, educativo y dialógico en el espacio escolar. Lo que se puede percibir es que, a pesar de la sanción de leyes con el propósito de reparación histórica de violaciones a los derechos, la Educación en Derechos Humanos aún no se ha consolidado como un proceso sistemático, transversal y multidimensional, cercano a la vida real; está en transformación constante, para ajustarse a las demandas contextuales.

Palabras-clave: Educación en derechos humanos. Escuela. Paulo Freire.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Mauricio Cesar Vitória Fagundes, Universidade Federal do Paraná

Graduado em História pela Universidade Católica de Pelotas, Especialista em filosofia pela Universidade Estadual de Londrina, Especialista em Gestão e Organização do Trabalho pedagógico na Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental pela Universidade Estadual do Paraná, Mestre em Educação pela Universidade Federal de Pelotas, Doutor em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS e Pós-Doutor pela UNICAMP. Atualmente é professor Associado da Universidade Federal do Paraná. Coordena o Grupo de Pesquisa Universidade Escola e integra a Rede Freireana de Pesquisadores, vinculada à Cátedra Paulo Freire da PUC/SP. Tem experiência na área de Educação, com ênfase na Formação de Professores e Gestão Educação Básica e Educação Superior, atuando principalmente nos seguintes temas: projeto político pedagógico, pedagogia universitária, processos emancipatórios, educação do campo, formação docente e educação popular.

Araci Asinelli-Luz, Universidade Federal do Paraná

Possui graduação em História Natural pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1969), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (1987) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2000). Tem especialização em Ensino de Ciências, em Psicodrama Pedagógico e em Prevenção da Violência Doméstica contra criança e adolescente. Atualmente é professor associado 4 junto ao Departamento de Teoria e Prática de Ensino, Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em prevenção do abuso de drogas, gênero e sexualidade, prevenção da violência contra a criança e o adolescente, educação socioambiental, educação em direitos humanos e cultura da paz. Atua na formação inicial e continuada de professores. Membro do PRONEA e da Comissão Nacional do PNLD pela SBPC e ex-secretária regional da SBPC no Paraná por três gestões; foi membro do Conselho e do GT Educação da SBPC. Foi membro da Comissão da Infância e da Adolescência da OABPR(2011-2012) ; foi membro do Conselho Curador da Fundação Educacional Meninos e Meninas de Rua Profeta Elias; é membro do Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas, pela UFPR. É pesquisadora na linha da cognição, aprendizagem e desenvolvimento humano,do Programa de Pós-Graduação em Educação, do Setor de Educação da UFPR, orientando teses e dissertações na sub-linha Educação Preventiva Integral e Desenvolvimento Humano e do Programa de Pós-Graduação em Educação Teoria e Prática de Ensino (Mestrado Profissional) . Participa dos seguintes Núcleos e Grupos de Pesquisa: Educação, Ambiente e Sociedade (NEAS); Diversidades e Educação; Núcleo Interinstitucional de Enfrentamento das Dependências Químicas da UFPR- NIED; Núcleo de Estudos de Pedagogia Social da UFPR - NEPS e Pedagogia, Educação e Complexidade. Representante da UFPR no Fórum Estadual de Erradicação do Trabalho Infantil. 

Publicado

2021-07-25

Cómo citar

RAMOS, L.; CESAR VITÓRIA FAGUNDES, M. .; ASINELLI-LUZ, A. Educación y derechos humanos en la escuela. REVISTA INTERSABERES, [S. l.], v. 16, n. 38, p. 486–500, 2021. DOI: 10.22169/revint.v16i38.2187. Disponível em: https://revistasuninter.com/intersaberes/index.php/revista/article/view/2187. Acesso em: 22 jul. 2024.