Entrevista com a professora Débora Garofalo
DOI:
https://doi.org/10.22169/revint.v17i41.2408Palabras clave:
Educação Pública; Robótica; STEAM; Metodologias ativas; TecnologiasResumen
A professora Débora Garofalo possui formação inicial em Letras e Pedagogia, é especialista em Língua Portuguesa pela UNICAMP e Mestra em Educação pela PUC-SP. Atua há 17 anos na rede Pública de São Paulo e também é palestrante, consultora, autora e professora universitária convidada da USP MBA Esalq/Pecege. Na educação básica em São Paulo, idealizou o trabalho de Robótica com Sucata que ficou conhecido nacionalmente e internacionalmente e hoje é uma política pública do Estado de São Paulo. Pelo trabalho desenvolvido na educação pública, recebeu diversos prêmios importantes, entre eles: 1º Lugar no V Prêmio de Direitos Humanos pela Secretaria Municipal de São Paulo 2017, Vencedora na temática Especial Prêmio Professores do Brasil 2018, Vencedora da Aprendizagem Criativa Brasil do MIT 2019, a medalha dos pacificadores da ONU, e recentemente, recebeu a maior honraria do Estado do Estado de São Paulo com a Medalha MMDC Caetano de Campos, 2022. Em 2019, foi a primeira mulher brasileira e a primeira Sul-Americana a chegar entre os top 10 do Global Teacher Prize, Nobel da Educação, sendo considerada uma das 10 melhores professoras do Mundo (GAROFALO, 2022). O objetivo da entrevista, é conhecer a trajetória da professora Débora, sua visão a respeito do trabalho educacional com o apoio das tecnologias e metodologias ativas na rede pública de ensino, especialmente, seu trabalho com a robótica e o STEAM, além de discutir sobre os principais desafios para as mulheres que trabalham com Ciência e Tecnologia na atualidade.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 REVISTA INTERSABERES
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Os direitos autorais dos artigos publicados na Revista são de acordo com a licença CC-BY-ND - Creative Commons ( https://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/legalcode)
Esta licença permite que outras pessoas reutilizem o trabalho para qualquer finalidade, inclusive comercialmente; no entanto, não pode ser compartilhado com outras pessoas de forma adaptada e o crédito deve ser fornecido ao autor.
Os direitos autorais dos artigos publicados na Revista são do autor, com os direitos de primeira publicação para a Revista