A utilização do ambiente visual de programação para a contribuição do desenvolvimento do pensamento criativo

Autores/as

  • Manuelle Lopes Quintas Bressan Universidade Tecnológica Federal do Paraná Prefeitura Municipal de Araucária - Pr Área: educação, Tecnologia e Sociedade
  • Marilia Abrahão Amaral Universidade Tecnológica Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.22169/revint.v11i24.759

Resumen

 

Resumo

Ensinar programação para crianças e adolescentes é um novo desafio na educação básica. Neste âmbito, este artigo é um recorte de uma dissertação de mestrado com o objetivo de verificar se a utilização do Scratch pode contribuir para o desenvolvimento do pensamento criativo por meio da aprendizagem baseada em problemas em crianças e adolescentes que participantes de oficinas no contraturno escolar. O estudo evidenciou que o Scratch ajudou no desenvolvimento de capacidades avaliativas, permitindo a reformulação de resoluções e facilitando a estruturação  e organização do pensamento e do trabalho coletivo.

Palavras-Chave: Educação básica; Scratch; Pensamento criativo.

Abstract

Teach programming to children and adolescents is a new challenge in elementary and high school education. In this context, this paper presents a parts of a dissertation study aimed at determining if the use of Scratch can contribute to the development of creative thought through based learning problems in children and adolescents participating workshops after school . The study showed that the Scratch helped in the development of evaluative capabilities , allowing the reformulation of resolutions and facilitating the structuring and organization of thought and collective work.

Key- words: Elementary School; Scratch; Programing;Creative thinking

 

Resumen

Enseñar programación para niños y adolescentes es un nuevo reto en la educación básica. En este contexto, este artículo es un corte de tesis con el objetivo de verificar si el uso del cero puede contribuir al desarrollo del pensamiento creativo a través del aprendizaje basado en problemas en niños y adolescentes que participan en talleres en contraturno escolar.El estudio mostró que el scratch ayudó en el desarrollo de capacidades, permitiendo a la refundición de las resoluciones evaluativo y facilitando la estructura y organización de pensamiento y de trabajo colectivo.

Palabras clave: Educación; Cero; Pensamiento creativo.

 


DOI: http://dx.doi.org/10.22169/revint.v11i24.759

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Biografía del autor/a

Manuelle Lopes Quintas Bressan, Universidade Tecnológica Federal do Paraná Prefeitura Municipal de Araucária - Pr Área: educação, Tecnologia e Sociedade

Aluna Stricto Sensu do Programa de pós-Graduação em Tecnologia da Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Marilia Abrahão Amaral, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

professora Doutora  do programa de pós-graduação em tecnologia e do Departamento Acadeêmico de Informática, ambos na Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Área: Tecnologia e Sociedade - Interface humano-computador

Publicado

2016-12-19

Cómo citar

BRESSAN, M. L. Q.; AMARAL, M. A. A utilização do ambiente visual de programação para a contribuição do desenvolvimento do pensamento criativo. REVISTA INTERSABERES, [S. l.], v. 11, n. 24, p. 524–533, 2016. DOI: 10.22169/revint.v11i24.759. Disponível em: https://revistasuninter.com/intersaberes/index.php/revista/article/view/759. Acesso em: 24 nov. 2024.