Bioética: a baliza entre o direito, o avanço biocientífico e a vida humana
DOI:
https://doi.org/10.22169/revint.v4i7.178Resumo
Bioética é a disciplina que desafia a reflexão no século XXI. Sua temática se encontra na pauta diária da mídia internacional: mapeamento genético humano, clonagem, eutanásia e pesquisa em utilização de células-tronco são algumas das questões mais conhecidas. A essa ciência, cabe o papel de suscitar discussões, registrar inquietações e alinhar possibilidades de benefícios e de malefícios das novas descobertas científicas no contexto das ciências da vida. Essa interação é sempre permeada pelo Direito, por meio do chamado Biodireito, que consolida conceitos bioéticos já existentes e dá novos sentidos aos que forem atingidos pelas descobertas técnico-científicas. Assim, o objetivo deste estudo é apresentar a definição de Bioética, sua origem e a reflexibilidade desse conceito no âmbito jurídico. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa-bibliográfica de conteúdo ético e técnico-científico. Face a análise realizada, pode-se inferir que as disciplinas Bioética e Biodireito representam a segurança ética-jurídica aplicada à vida humana atual e futura, assegurando que os conhecimentos científicos sejam utilizados somente em prol do ser humano.
Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais dos artigos publicados na Revista são de acordo com a licença CC-BY-ND - Creative Commons ( https://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/legalcode)
Esta licença permite que outras pessoas reutilizem o trabalho para qualquer finalidade, inclusive comercialmente; no entanto, não pode ser compartilhado com outras pessoas de forma adaptada e o crédito deve ser fornecido ao autor.
Os direitos autorais dos artigos publicados na Revista são do autor, com os direitos de primeira publicação para a Revista