Princípios filosóficos de Spinoza e suas contribuições para física
DOI:
https://doi.org/10.22169/revint.v17i42.2347Palavras-chave:
Correntes Filosóficas; Física; Paradigmas.Resumo
A Física e a Filosofia são ciências conhecidas pela sua relevância, tanto no desenvolvimento tecnológico, quanto na construção do pensamento da sociedade. Entretanto, nas escolas e universidades sempre foram reconhecidas como independentes e físicos e filósofos não reconhecem a importância de uma para a outra. Este trabalho tem como objetivo realizar uma discussão sobre as bases filosóficas presentes na Física, bem como sua importância para o desenvolvimento e conquista da identidade desta ciência, além de apresentar as principais afinidades de Spinoza na construção da Teoria da Relatividade proposta por Albert Einstein. A metodologia usada na construção da pesquisa foi bibliográfica. Através da pesquisa, encontramos evidências de que as correntes filosóficas influenciaram as principais descobertas da Física, entre as quais destacamos as leis que descrevem o movimento dos corpos, propostas por Isaac Newton, como uma confirmação da corrente filosófica de René Descartes. Destacamos também as convergências entre o pensamento filosófico de Benedictus Spinoza no século XVII e Albert Einstein na construção da Teoria da Relatividade. Neste sentido, o texto traz elementos que mostram a importância da Filosofia para a Física, no processo de construção de sua identidade e nas principais revoluções científicas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais dos artigos publicados na Revista são de acordo com a licença CC-BY-ND - Creative Commons ( https://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/legalcode)
Esta licença permite que outras pessoas reutilizem o trabalho para qualquer finalidade, inclusive comercialmente; no entanto, não pode ser compartilhado com outras pessoas de forma adaptada e o crédito deve ser fornecido ao autor.
Os direitos autorais dos artigos publicados na Revista são do autor, com os direitos de primeira publicação para a Revista