Etnia, cultura e memória: o processo escolar entre Imigrantes em perspectiva histórica
DOI:
https://doi.org/10.22169/revint.v3i5.127Resumo
O presente trabalho discute a etnia, a cultura e a memória como categorias teórico-metodológicas e como campo de investigação da análise histórica do processo escolar entre imigrantes. Analisa como o aporte dessas três categorias auxilia a compreensão e produção de conhecimento em torno da história da escolarização dos grupos étnicos estrangeiros no Brasil, no reconhecimento de suas estratégias educativas como instrumento de manutenção da identidade étnica e como contributo na expansão da escolarização no território brasileiro. E, por fim, ilustra a discussão através da análise de dois trabalhos que têm como aporte teórico e metodológico a utilização da etnia, da cultura e da memória na compreensão do processo escolar entre imigrantes na perspectiva histórica.
Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais dos artigos publicados na Revista são de acordo com a licença CC-BY-ND - Creative Commons ( https://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/legalcode)
Esta licença permite que outras pessoas reutilizem o trabalho para qualquer finalidade, inclusive comercialmente; no entanto, não pode ser compartilhado com outras pessoas de forma adaptada e o crédito deve ser fornecido ao autor.
Os direitos autorais dos artigos publicados na Revista são do autor, com os direitos de primeira publicação para a Revista