Literacia científica e formação inicial de professores de biologia
DOI:
https://doi.org/10.22169/revint.v16i38.2182Resumo
RESUMO
Este trabalho aborda a literacia científica como objetivo fundamental dos cursos de formação inicial de professores de Biologia. Inicialmente, promove-se uma reflexão teórica sobre a problemática que o inspira, a qual sustenta o estudo realizado. De modo geral, demonstra-se que tal objetivo é desvalorizado no âmbito do curso de formação analisado, tanto em relação aos objetivos e competências previstos nos planos de estudo das disciplinas do ramo científico quanto às opções metodológicas, além dos enunciados dos testes e exames. Conclui-se, assim, que estamos diante de um problema que poderá afetar quer a qualidade formativa do trabalho que os estudantes promoverão mais tarde, nas respectivas escolas, quer o próprio desenvolvimento da sua literacia curricular e pedagógica. Tal problemática, neste artigo, aprofunda-se em função do vínculo que se estabelece entre este tipo de literacia e a literacia científica.
Palavras-chave: Literacia científica. Literacia curricular e pedagógica. Formação inicial docente.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais dos artigos publicados na Revista são de acordo com a licença CC-BY-ND - Creative Commons ( https://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/legalcode)
Esta licença permite que outras pessoas reutilizem o trabalho para qualquer finalidade, inclusive comercialmente; no entanto, não pode ser compartilhado com outras pessoas de forma adaptada e o crédito deve ser fornecido ao autor.
Os direitos autorais dos artigos publicados na Revista são do autor, com os direitos de primeira publicação para a Revista