Currículo, tecnologias e projeto de nação
DOI:
https://doi.org/10.22169/revint.v16i39.2211Resumo
Esse artigo tece o diálogo entre cultura e educação, tendo a cultura digital como uma das mediadoras e a construção do currículo como eixo central para o projeto de nação. Não se esquivam as contradições, retrocessos e incoerências que permeiam esse diálogo, nem os avanços caminhados na escola republicana. Destaca os perigos que podem enviesar esse diálogo e os retrocessos transvestidos de inovação educacional. Pondera as armadilhas ideológicas e conceituais que a sociedade de consumo e a economia financista colocam à função social da escola, do currículo e do papel das tecnologias na educação. Analisa as políticas públicas e seus avanços, concluindo que a integração entre tecnologias e currículo pode se mostrar como um dos caminhos, quando tratam das tecnologias como meios para a humanização, para o empoderamento e para a libertação com vistas à qualidade social da educação.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais dos artigos publicados na Revista são de acordo com a licença CC-BY-ND - Creative Commons ( https://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/legalcode)
Esta licença permite que outras pessoas reutilizem o trabalho para qualquer finalidade, inclusive comercialmente; no entanto, não pode ser compartilhado com outras pessoas de forma adaptada e o crédito deve ser fornecido ao autor.
Os direitos autorais dos artigos publicados na Revista são do autor, com os direitos de primeira publicação para a Revista