Bases teóricas para a conceituação e construção de tecnologias cívicas
DOI:
https://doi.org/10.22169/revint.v16i39.2233Resumo
O presente texto é um ensaio teórico sobre tecnologias cívicas. Devido à escassa literatura nacional disponível sobre o tema, justifica-se a necessidade de apontar bases conceituais para o desenvolvimento de pesquisas na área, bem como a disseminação do uso e produção de tais tecnologias. Para essa construção teórica, dialoga-se com autores como Douglas Rushkoff (2010, 2019), Pierre Levy (2000, 2004), Duncan Green (2009), De Masi (2014), Bauman e Bordoni (2016), entre outros. O estudo indica que as tecnologias cívicas são vias de comunicação criadas por intermédio das tecnologias digitais, com vistas à promoção de ações que reduzam ciclos de reprodução de pobreza e desigualdade e fortaleçam o espírito democrático.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais dos artigos publicados na Revista são de acordo com a licença CC-BY-ND - Creative Commons ( https://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/legalcode)
Esta licença permite que outras pessoas reutilizem o trabalho para qualquer finalidade, inclusive comercialmente; no entanto, não pode ser compartilhado com outras pessoas de forma adaptada e o crédito deve ser fornecido ao autor.
Os direitos autorais dos artigos publicados na Revista são do autor, com os direitos de primeira publicação para a Revista