Um caminho trilhado na artesania da pesquisa: análise discursiva e pós-estruturalismo na pesquisa em Educação
DOI:
https://doi.org/10.22169/revint.v17i40.2238Resumo
O objetivo deste artigo é expor e discutir processos e procedimentos de pesquisa trilhados em uma Dissertação de mestrado, tendo como foco a artesania da pesquisa. São discutidos percursos e articulações procedidas a partir da perspectiva dos Estudos Culturais e dos Estudos Foucaultianos, bem como o processo de construção de uma pesquisa pós-estruturalista, que está marcada pela não garantia do alcance de um resultado seguro. São também focalizados procedimentos possíveis para criar e afiar ferramentas que permitam lidar com os problemas específicos de pesquisas inspiradas neste referencial. No caso deste estudo, o caminho percorrido foi uma análise discursiva de inspiração foucaultiana, a partir da qual discutiu-se uma categorização de alguns escolares como indivíduos indisciplinados, que é também tramada na literatura de autoajuda de Augusto Cury direcionada a educadores. Com este partilhamento a posteriori do trajeto percorrido neste estudo, objetiva-se contribuir com a busca de pistas para a prática da pesquisa para aqueles que estejam trilhando nesse complexo terreno de problematizações decorrentes de perspectivas ligadas ao pós-estruturalismo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais dos artigos publicados na Revista são de acordo com a licença CC-BY-ND - Creative Commons ( https://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/legalcode)
Esta licença permite que outras pessoas reutilizem o trabalho para qualquer finalidade, inclusive comercialmente; no entanto, não pode ser compartilhado com outras pessoas de forma adaptada e o crédito deve ser fornecido ao autor.
Os direitos autorais dos artigos publicados na Revista são do autor, com os direitos de primeira publicação para a Revista