A avaliação institucional e sua relação com a educação de qualidade
DOI:
https://doi.org/10.22169/revint.v17i40.2272Resumo
O objetivo do artigo consiste em suscitar o debate sobre a avaliação institucional e sua relação com a educação de qualidade. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa e direcionamento epistemológico histórico-crítico. Os resultados sinalizam que, atualmente, a maioria das avaliações institucionais têm aplicado questionários de autoavaliação, compreendendo âmbitos que vão desde a estrutura física da instituição, até a avaliação sobre o clima institucional e os processos internos. Esta prática possibilita uma busca pelos resultados, mobilizando toda a comunidade escolar. Por outro lado, o resultado dos testes cognitivos também começa a ser levado em conta e sua análise passa a permitir que as intervenções sejam assertivas, como se espera de uma avaliação formativa. Pode-se concluir que a avaliação institucional tem forte relação com a educação de qualidade, uma vez que auxilia a reflexão sobre todos os processos institucionais, os quais precisam estar a serviço do objetivo maior da educação, que é aprendizagem dos estudantes.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais dos artigos publicados na Revista são de acordo com a licença CC-BY-ND - Creative Commons ( https://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/legalcode)
Esta licença permite que outras pessoas reutilizem o trabalho para qualquer finalidade, inclusive comercialmente; no entanto, não pode ser compartilhado com outras pessoas de forma adaptada e o crédito deve ser fornecido ao autor.
Os direitos autorais dos artigos publicados na Revista são do autor, com os direitos de primeira publicação para a Revista