Análise de prosa: uma forma de investigação em pesquisas qualitativas
DOI:
https://doi.org/10.22169/revint.v17i40.2276Resumo
Nas pesquisas em educação, observa-se uma prevalência de determinadas abordagens qualitativas de análise de dados, dentre elas a análise de conteúdo e os núcleos de significação. Por outro lado, em algumas pesquisas, percebe-se a falta de clareza da abordagem utilizada ou do caminho teórico-metodológico trilhado pelo pesquisador. Este artigo tem como objetivo apresentar a análise de prosa, contribuição de Marli André, pesquisadora da área de metodologia da pesquisa e formação de professores, como uma abordagem original de análise de dados qualitativa que vem trazendo excelentes aportes a pesquisas de mestrado e doutorado, conforme tem-se identificado em diversos trabalhos. Ademais, este artigo descreve, de forma sistemática, como a abordagem foi empregada na pesquisa de doutorado realizada por Sigalla (2018). Desta forma, espera-se contribuir com elementos que ampliem a discussão sobre abordagens qualitativas e o entendimento da análise de prosa, oportunizando aos pesquisadores pensar nesta e em outras formas de utilização da referida abordagem, como potencial enriquecimento metodológico para suas pesquisas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais dos artigos publicados na Revista são de acordo com a licença CC-BY-ND - Creative Commons ( https://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/legalcode)
Esta licença permite que outras pessoas reutilizem o trabalho para qualquer finalidade, inclusive comercialmente; no entanto, não pode ser compartilhado com outras pessoas de forma adaptada e o crédito deve ser fornecido ao autor.
Os direitos autorais dos artigos publicados na Revista são do autor, com os direitos de primeira publicação para a Revista