Reflexões sobre o cuidado, a maternidade e as tecnologias no contexto CTS
DOI:
https://doi.org/10.22169/revint.v17i41.2404Palavras-chave:
Ciência Tecnologia e Sociedade, Mulheres, DocênciaResumo
Este artigo apresenta as reflexões das 4 autoras, que são docentes no contexto da Educação, Ciência e Tecnologia (CTS), sobre os reflexos da pandemia da COVID19 no campo da docência. Consideramos que, em tempos de pandemia, as esferas pessoal e profissional foram atravessadas por medos, crises, angústias e, entre esses abismos, o maior sentido do termo esperançar nos impulsionou a tentar sobreviver em meio a incertezas. Sendo a percepção da mulher associada ao cuidado entendida como uma questão cultural, social e histórica, por meio da metodologia da cartografia, buscou-se tensionar os limites do clássico discurso da jornada dupla/tripla e da dicotomia entre trabalho doméstico e trabalho produtivo e apresentar pontos que se destacaram, na visão das autoras, em relação a sobrecarga da mulher. Conclui-se o relato ressaltando a necessidade de ultrapassar o senso comum do acesso “universalizado” às tecnologias, e mais ainda, de que esse acesso, quando existente, influência de forma necessariamente positiva na vida das pessoas. Também se destaca que a pandemia proporcionou reflexões associadas às novas demandas de ensino e aprendizagem à distância, remetendo à uma prática acompanhada de humanismo e amorosidade.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 REVISTA INTERSABERES
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos publicados na Revista são de acordo com a licença CC-BY-ND - Creative Commons ( https://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/legalcode)
Esta licença permite que outras pessoas reutilizem o trabalho para qualquer finalidade, inclusive comercialmente; no entanto, não pode ser compartilhado com outras pessoas de forma adaptada e o crédito deve ser fornecido ao autor.
Os direitos autorais dos artigos publicados na Revista são do autor, com os direitos de primeira publicação para a Revista