Ensino de programação: relato de experiência sobre desenvolvimento de jogos digitais no ensino superior

Autores/as

  • Yanko Yanez Keller da Costa Centro Universitário Internacional (Uninter)
  • Luciano Frontino de Medeiros Centro Universitário Internacional (Uninter)

DOI:

https://doi.org/10.22169/revint.v15i34.1821

Resumen

RESUMO

Este artigo relata práticas de ensino de programação baseadas no uso de metodologia de projetos, com foco no desenvolvimento de jogos digitais, em uma faculdade privada da região metropolitana de Curitiba. No decorrer da disciplina de programação WEB do curso de "Gestão em Tecnologia da Informação", os alunos foram acompanhados pelo professor na criação de um jogo de ação usando tecnologias da WEB — como HTML, CSS e JavaScript — e incentivados a responder questionários semiestruturados para coletar algumas características usadas na montagem do perfil e dados sobre sua motivação ao programar o jogo. A pesquisa — de natureza aplicada, exploratória e qualitativa — utilizou metodologias ativas para estimular a prática com os alunos.  Ao término da disciplina, os alunos foram convidados a participar de entrevista para avaliar o impacto da experiência prática de programação. Com base nos resultados, ficou evidenciado o caráter motivador que o desenvolvimento de um jogo tem durante o processo de aprendizagem da linguagem de programação, o que levou alguns alunos, inclusive, a dar continuidade ao seu projeto após o término da disciplina.


Palavras-chave: Ensino de programação; Desenvolvimento de jogos digitais; Projetos no ensino; Metodologias ativas; Programação de computadores.

 

ABSTRACT

This article reports programming teaching practices based on the use of project methodology, focusing on the development of digital games at a private college in the metropolitan region of Curitiba. During the subject WEB programming of the course "Management in Information Technology", the students were supervised by a teacher in the creation  of an action game using WEB technologies — such as HTML, CSS and JavaScript — and encouraged to answer semi-structured questionnaires to collect some characteristics used in setting up the profile and data on their motivation in programing the game. The research, of an applied, exploratory and qualitative nature, used active methodologies to stimulate practice with students. At the end of the course, students were invited to participate in an interview to evaluate the impact of  the practical programming experience. Based on the results, it was evidenced the motivating character that the development of a game had during the learning process of programming language in the discipline, leading some students, even, to continue their projects after the end of the subject.


Keywords: Programming teaching; Development of digital games; Teaching projects; Active methodologies; Computer programming.

 

RESUMEN

Este artículo informa sobre prácticas de enseñanza de programación basadas en el uso de la metodología de proyecto  y orientadas al desarrollo de juegos digitales, en una universidad privada de la región metropolitana de Curitiba. En el transcurso de la asignatura de programación WEB del curso "Gestión en Tecnología de la Información", los estudiantes fueron acompañados por el profesor en la creación de un juego de acción utilizando tecnologías WEB — como HTML, CSS y JavaScript — y se les animó a responder cuestionarios semiestructurados para recopilar algunas características utilizadas en la configuración del perfil y datos sobre su motivación en ell diseño del juego. La investigación — de naturaleza aplicada, exploratoria y cualitativa — utilizó metodologías activas para estimular la práctica de los estudiantes. Al final del curso, los alumnos fueron invitados a participar en una entrevista para evaluar el impacto  de la experiencia práctica de programación. Con base en los resultados, se evidenció el carácter motivador que tiene la elaboración de un juego durante el aprendizaje del lenguaje de programación, lo que llevó a algunos estudiantes, incluso, a continuar su proyecto una vez finalizada la asignatura.


Palabras-clave: Enseñanza de lenguajes de programación; Desarrollo de juegos digitales; Proyectos de enseñanza; Metodologías activas; Programación para computadoras.

 

 


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Biografía del autor/a

Yanko Yanez Keller da Costa, Centro Universitário Internacional (Uninter)

Mestrando em Educação e Novas Tecnologias pelo Centro Universitário Internacional (Uninter).
Professor de disciplinas de graduação e pós-graduação relacionadas a programação, segurança e
redes de computadores.

Luciano Frontino de Medeiros, Centro Universitário Internacional (Uninter)

Doutor em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina, com pós-doutorado em Inteligência Artificial na Universidade Politécnica de Madri (2013). Professor permanente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação – Mestrado Profissional: Educação e Novas Tecnologias do Centro Universitário Internacional (Uninter).

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Publicado

2020-04-08

Cómo citar

COSTA, Y. Y. K. da; MEDEIROS, L. F. de. Ensino de programação: relato de experiência sobre desenvolvimento de jogos digitais no ensino superior. REVISTA INTERSABERES, [S. l.], v. 15, n. 34, 2020. DOI: 10.22169/revint.v15i34.1821. Disponível em: https://revistasuninter.com/intersaberes/index.php/revista/article/view/1821. Acesso em: 21 nov. 2024.