Marilda Aparecida Behrens: educadora amorosa e exigente

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22169/revint.v17i41.2400

Palabras clave:

História de vida; empoderamento; formação de professores.

Resumen

Esse     trabalho  visa  investigar       a trajetória de uma mulher que dedicou a sua vida à educação, nos últimos 45 anos da sua vida. Dedica-se especialmente para a formação de professores dentro de uma universidade particular de grande porte no município de Curitiba, Marilda Aparecida Behrens. O presente estudo utiliza como abordagem metodológica a pesquisa qualitativa, como recurso elegeu-se a história de vida, e, mais especificamente, na  (auto)biografia  que contempla a narrativa de investigação profissional.  O objetivo deste estudo é discutir a relevância e empoderamento desta professora no cenário educacional, as escolhas de vida, buscando compreender experiências e vivências  que contribuíram para sua  atuação profissional no campo da Educação e mais especificamente na área de formação de professores.  A  temática está embasada na história de vida e fundamenta-se em autores  como Gaulejac (1996),  Santos (2003), Josso (2007)  e Delory-Momberger (2015).

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Ana Paula Dallagassa Rossetin, PUCPR

Doutoranda em Educação - PUCPR. Mestre em Educação e Novas Tecnologias com a pesquisa "F@LAPEDAGÓGIC@: USER EXPERIENCE EM ATIVIDADES REFLEXIVAS E CONTEXTUALIZADAS DE PEDAGOGA(O)S", na UNINTER. Estudou Magistério no Ensino Médio no Colégio São José (1998), graduada em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2003), com Especialização em Organização e Gestão de Instituições de Ensino pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2004). Atualmente trabalha como docente do Ensino Fundamental I. Exerceu função de orientadora de estudos do PNAIC (Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa) e formação continuada dos professores e pedagogos da Prefeitura Municipal de Curitiba. Tem interesse nas áreas de Alfabetização e Formação de Professores. Pesquisadora no grupo PEFOP.

Marilda Aparecida Behrens, PUCPR

Possui graduação em Pedagogia Orientação Educacional pela Universidade Federal do Paraná (1973),Graduação em Pedagogia Supervisão Escolar pela Universidade Federal do Paraná (1977), Mestrado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1991) e Doutorado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1996). Pos-doutorado em Educação na Universidade do Porto sob orientação de Profa Dra Ariana Cosme. Desde 1975 atua na Pontifícia Universidade Católica do Paraná PUCPR, na qual é professora Titular. Dentre outras atividades destaca a docência No Programa de Pós-Graduação em Educação e no Curso de Pedagogia. Exerceu funções na gestão superior da PUCPR. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Superior, atuando principalmente nos seguintes temas: docência universitária, formação de professores, prática pedagógica, paradigmas e metodologias inovadoras. Coordena o GRUPO PEFOP- Paradigmas Educacionais e Formação de Professores e atua como pesquisadora no grupo PRAPETEC-Prática Pedagógicas com Tecnologias. Participa de uma REDE de Pesquisa em Formação de professores num paradigma da complexidade, coordenado pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná com a Universidade do Porto., com a Universidade de Lisboa, Universidade de Coimbra, Universidade Aberta de Portugal e Universidade do Minho. Bolsista CNPQ Produtividade 2.

Vaniza Sezinando Santa'Ana

Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná em Educação (2020), participante do grupo de pesquisa Paradigmas Educacionais e a Formação de professores- PEFOP que investiga a formação dos professores especialmente sob os aspecto da epistemologia do Pensamento Complexo, com foco em investigar e desenvolver práticas pedagógica inovadoras, tanto no ensino presencial como a distância. Aluna doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação da PUCPR. Graduação em Pedagogia pela Universidade Tuiuti do Paraná (1997). Especialização em Coordenação Pedagógica e Gestão Escolar (1999). Especialização em Aconselhamento Familiar Educacional (2012). Experiência profissional atuando como professora regente na educação básica no Estado do Paraná e na Instituição Adventista Sul Brasileira de Educação como professora regente, coordenadora pedagógica e na gestão gestão escolar. Habilidades para liderança e trabalhos em grupo.

Publicado

2022-09-24

Cómo citar

DALLAGASSA ROSSETIN, A. P.; BEHRENS, M. A.; SEZINANDO SANTA’ANA, V. Marilda Aparecida Behrens: educadora amorosa e exigente. REVISTA INTERSABERES, [S. l.], v. 17, n. 41, p. 531–543, 2022. DOI: 10.22169/revint.v17i41.2400. Disponível em: https://revistasuninter.com/intersaberes/index.php/revista/article/view/2400. Acesso em: 21 nov. 2024.