Bullying na percepção dos professores
DOI:
https://doi.org/10.22169/revint.v7i14.330Resumen
Entre as manifestações mais diversas da violência na sociedade atual, está o fenômeno bullying, cuja frequência ocorre predominantemente nas escolas. O objetivo desta pesquisa foi verificar o conhecimento dos docentes em relação a esta prática, em uma Escola Estadual da cidade de Curitiba/PR. Participaram 31 educadores do Ensino Médio, 63% do gênero feminino e 37% do masculino. A maior parte dos educadores tem idade entre 41 e 50 anos, totalizando 37% dos participantes, e a média de idade foi de 42 anos, com desvio-padrão de 10,4. Quando questionados se já haviam tomado conhecimento do termo bullying, 100% dos participantes responderam afirmativamente; 75% afirmaram que conheceram o termo pelos meios de comunicação. Apenas 13% relataram que só receberam conhecimentos sobre o tema por meio de capacitação realizada dentro da escola. Também se investigaram ocorrências de violência contra os docentes, dos quais 39% já sofreram algum tipo de violência na escola. Destes, 69% relataram ter sido vítimas de agressões verbais, como xingamentos, palavrões e apelidos, 16% agressões físicas e 15% ameaças. Conclui-se que o bullying ocorre com frequência no ambiente escolar e sua prática desenfreada tende a gerar outras formas de violência, inclusive contra os professores.
Descargas
Descargas
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os direitos autorais dos artigos publicados na Revista são de acordo com a licença CC-BY-ND - Creative Commons ( https://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/legalcode)
Esta licença permite que outras pessoas reutilizem o trabalho para qualquer finalidade, inclusive comercialmente; no entanto, não pode ser compartilhado com outras pessoas de forma adaptada e o crédito deve ser fornecido ao autor.
Os direitos autorais dos artigos publicados na Revista são do autor, com os direitos de primeira publicação para a Revista