Direitos humanos e educação: como se expressam DCN e na BNCC
DOI:
https://doi.org/10.22169/revint.v16i38.2188Resumo
Resumo
Nas sociedades contemporâneas, os direitos humanos são meios de garantia a dignidade, liberdade e a igualdade dos seres humanos. Como imperativo de construção de um mundo com menos desigualdade, no qual se respeitam as diversidades como fundamento da dignidade humana, este artigo tem como objetivo principal refletir sobre as relações entre os direitos humanos e a educação a partir das Diretrizes Curriculares Nacionais e da Base Nacional Comum Curricular, e, como objetivo específico, analisar qual o entendimento que esses documentos apresentam sobre os direitos humanos. A pesquisa em educação, de abordagem qualitativa, teve como procedimento de geração de dados a pesquisa documental. Mediante a análise dos documentos curriculares, observou-se que a educação é compreendida em um viés de direitos humanos, como também promotora de direitos humanos, estando amplamente disseminada em seu texto. Muito embora os documentos possam conjuminar educação e direitos humanos, há diferenças entre ambos que expressam suas particularidades no que diz respeito aos seus contextos de produção e suas compreensões acerca dos modos como os direitos humanos são pensados na e para a educação básica.
Palavras-chave: BNCC; Direitos Humanos; Diretrizes Curriculares Nacionais; Educação em Direitos Humanos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais dos artigos publicados na Revista são de acordo com a licença CC-BY-ND - Creative Commons ( https://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/legalcode)
Esta licença permite que outras pessoas reutilizem o trabalho para qualquer finalidade, inclusive comercialmente; no entanto, não pode ser compartilhado com outras pessoas de forma adaptada e o crédito deve ser fornecido ao autor.
Os direitos autorais dos artigos publicados na Revista são do autor, com os direitos de primeira publicação para a Revista