Perspectivas dos gestores escolares sobre treinamento, habilidades e necessidades educacionais em um contexto de pandemia
DOI:
https://doi.org/10.22169/revint.v17i40.2240Resumo
O presente artigo resulta de uma formação de gestores escolares realizada no âmbito da prevenção contra a pandemia da COVID-19 em Angola. A formação objetivou partilhar os procedimentos administrativos e pedagógicos, sensibilizar a comunidade escolar e desenvolver um amplo plano de ação para a prevenção e para a aprendizagem significativa dos alunos. Fez-se uso dos métodos de chuva de ideias, técnicas de liderança participativa, trabalhos práticos de campo, seminários de curta duração e relatos do cotidiano dos gestores escolares. Fez-se uso do enfoque quantitativo com a aplicação de um inquérito por questionário e algumas técnicas qualitativas (revisão bibliográfica, observação e análise fenomenológica). A amostra foi de 168 gestores. Os resultados revelam que é imperioso formar os gestores em técnicas de liderança, em competências da inteligência emocional e gestão de pessoas em situações de pandemia.
Palavras-chave: COVID-19. Liderança escolar. Formação dos gestores. Competências e perspectivas de gestores.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais dos artigos publicados na Revista são de acordo com a licença CC-BY-ND - Creative Commons ( https://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/legalcode)
Esta licença permite que outras pessoas reutilizem o trabalho para qualquer finalidade, inclusive comercialmente; no entanto, não pode ser compartilhado com outras pessoas de forma adaptada e o crédito deve ser fornecido ao autor.
Os direitos autorais dos artigos publicados na Revista são do autor, com os direitos de primeira publicação para a Revista