Desafios no ensino de ciências biológicas durante a pandemia
DOI:
https://doi.org/10.22169/revint.v17i41.2335Resumen
A pandemia causada pelo vírus (SARS-COV-2) abre novas perspectivas educacionais, mesmo diante de diversos fatores, como financeiros e de infraestrutura, os problemas emocionais causados pelo isolamento físico e social têm se tornado um desafio para professores e estudantes. Como a maioria dos estudos publicados até o momento visam analisar os impactos nos estudantes, enfatizar as visões dos professores é essencial para que a sociedade reconheça os desafios da experiência de educação remota emergencial no caminhar do ensino pandêmico. Em algumas escolas da rede privada aderiu-se ao formato de aulas a distância, com webconferências aos moldes da Educação a Distância (EaD). Já nas escolas da rede pública, antes da migração, as aulas foram suspensas, ou ainda, as férias foram antecipadas. O objetivo desta pesquisa hermenêutica é mostrar como o isolamento físico e social repercutiu no ensino de biologia, por meio da percepção e do discurso dos professores, e compreender quais aspectos da pandemia apoiam a mudança no cotidiano escolar, na interação professor-aluno, por fim, a postura dos professores quanto à formação continuada. Os resultados demostram que o ambiente virtual passou a ser um espaço de aprendizagem possível e que uma das principais dificuldades está relacionada à falta de habilidade na utilização das linguagens tecnológicas e plataformas digitais. Torna-se imprescindível a formação continuada de professores nesse momento pandêmico de descaso e condições conservadoras no cenário educacional brasileiro, para promover a motivação, o diálogo crítico e a busca de alternativas cooperativas entre os professores ao enfrentamento dos conflitos e inseguranças da realidade vigente.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 REVISTA INTERSABERES
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Os direitos autorais dos artigos publicados na Revista são de acordo com a licença CC-BY-ND - Creative Commons ( https://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/legalcode)
Esta licença permite que outras pessoas reutilizem o trabalho para qualquer finalidade, inclusive comercialmente; no entanto, não pode ser compartilhado com outras pessoas de forma adaptada e o crédito deve ser fornecido ao autor.
Os direitos autorais dos artigos publicados na Revista são do autor, com os direitos de primeira publicação para a Revista