O direito à cidade que educa e os seus territórios nas práticas docentes: desafios à formação continuada de professores
DOI:
https://doi.org/10.22169/revint.v16i39.2205Resumo
Este artigo trata do direito à cidade como prerrogativa de todos, e para isto situa o papel educador, segundo uma perspectiva de aproximação entre escola e cidade por meio de intervenções político-pedagógicas e da construção de territórios educativos somados aos desafios enfrentados durante a formação continuada de professores. Sendo assim, o objetivo geral é demonstrar a relevância da efetivação, nas práticas docentes escolares, do direito à cidade que educa em prol da formação para e pela cidadania ativa. A metodologia do trabalho recorre a estudo exploratório documental e bibliográfico de abordagem qualitativa, cuja reflexão assevera que espaços urbanos constituem potenciais territórios educacionais de valiosas oportunidades de formação e de aprendizagens contextualizadas, conectadas com a vida na tessitura da cidadania ativa para assegurar o direito humano à cidade que educa. Deste modo, importa às práticas docentes escolares conceber o espaço como matriz formadora do humano e a cidade como agente, conteúdo e sujeito da educação, o que impõe desafios à formação continuada docente, visto que precisa pensar sintonizada com a retomada humana da formação da/na cidade com as pessoas, desdobramento pedagógico necessário para uma cidadania de alta intensidade no marco da cidade que educa.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais dos artigos publicados na Revista são de acordo com a licença CC-BY-ND - Creative Commons ( https://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/legalcode)
Esta licença permite que outras pessoas reutilizem o trabalho para qualquer finalidade, inclusive comercialmente; no entanto, não pode ser compartilhado com outras pessoas de forma adaptada e o crédito deve ser fornecido ao autor.
Os direitos autorais dos artigos publicados na Revista são do autor, com os direitos de primeira publicação para a Revista