As representações sociais da surdez nas instituições sociais na pandêmia
DOI:
https://doi.org/10.22169/revint.v17i41.2316Resumo
surdos, experiência empreendida por docente lotada em sala de leitura em um processo educacional desenvolvido durante a pandemia de COVID-19 no Brasil. Neste relato de experiência chamamos atenção às representações sociais fundamentadas em concepções de incapacidade e diferença. A proposta foi desenvolvida exclusivamente por intermédio das TICs, remotamente, na cidade de Belém-PA. O objetivo principal deste trabalho foi estimular os alunos a prosseguirem os estudos remotos, a partir de suas casas. Metodologicamente, trata-se de estudo descritivo com abordagem qualitativa. Como referências, recorremos a Jovchelovitch (1997; 2000), Moscovici (1978; 2003; 2015), Santaella (2001), entre outros. Asseveramos que o uso das TICs na educação de discentes surdos apresenta infinitas potencialidades, sobretudo nos aspectos relativos à comunicação, à cultura, ao letramento e ao processo de emancipação humana, assim como implica incontáveis desafios para implementar a educação inclusiva.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 REVISTA INTERSABERES
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos publicados na Revista são de acordo com a licença CC-BY-ND - Creative Commons ( https://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/legalcode)
Esta licença permite que outras pessoas reutilizem o trabalho para qualquer finalidade, inclusive comercialmente; no entanto, não pode ser compartilhado com outras pessoas de forma adaptada e o crédito deve ser fornecido ao autor.
Os direitos autorais dos artigos publicados na Revista são do autor, com os direitos de primeira publicação para a Revista