As vivências do maternar, lecionar e pesquisar em um cenário pandêmico
DOI:
https://doi.org/10.22169/revint.v17i41.2345Palavras-chave:
PALAVRAS-CHAVE: Maternar; Ação docente; TIDCs; Covid 19.Resumo
O maternar, a ação docente e as tecnologias digitais da informação e comunicação (TDICs) são o objeto da presente pesquisa. Ademais, analisaram-se os relatos das autoras sobre suas experiências vividas durante a pandemia de Covid-19, bem como os desafios demandados pela situação imposta. Quanto à metodologia, trata-se de uma pesquisa bibliográfica, documental e narrativa, de abordagem qualitativa. Como mulheres e mães, os enfrentamentos de ordem material, social e afetiva transformaram suas vidas cotidianas, incluindo o cuidado com seus filhos e filhas em um momento tão delicado. Como pesquisadoras, consideram as TDICs imprescindíveis para tal contexto — conscientes de que essas tecnologias não são acessíveis para a maioria das mulheres brasileiras. Nessa conjuntura, o percurso exposto apresenta alguns decretos do governo federal em relação aos encaminhamentos realizados no âmbito educacional. Após os relatos sobre as vivências do maternar, lecionar e pesquisar, o texto discute o papel da mulher e de mães brasileiras frente às situações de violência a que foram expostas durante o período de confinamento — além de suas tarefas domésticas, a educação dos filhos e o desemprego. Na sequência, as autoras destacam o papel das TDICs como elemento importante para refletir sobre suas funções como mães, professoras e pesquisadoras, durante o ensino remoto de emergência. Por fim, o texto indica que, para as autoras, o momento de confinamento desvelou novos saberes sobre suas práticas educativas e superações de ordem afetivas no cuidado com seus filhos e filhas, apesar dos inúmeros desafios.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 REVISTA INTERSABERES
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos publicados na Revista são de acordo com a licença CC-BY-ND - Creative Commons ( https://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/legalcode)
Esta licença permite que outras pessoas reutilizem o trabalho para qualquer finalidade, inclusive comercialmente; no entanto, não pode ser compartilhado com outras pessoas de forma adaptada e o crédito deve ser fornecido ao autor.
Os direitos autorais dos artigos publicados na Revista são do autor, com os direitos de primeira publicação para a Revista