Saberes do bom professor universitário na percepção de acadêmicos concluintes da graduação
DOI:
https://doi.org/10.22169/revint.v7i14.352Resumen
A docência universitária necessita de análises constantes a respeito de sua configuração e de suas práticas. Esta pesquisa objetiva identificar os principais saberes de professores universitários na percepção de alunos formandos de diferentes cursos de graduação. Como aporte teórico, pauta-se principalmente nas idéias de Cunha (2005; 2010) acerca da docência universitária, e de Tardif (2002; 2010) e Nóvoa (2009; 2011) acerca dos saberes docentes. Respeitando os princípios da pesquisa qualitativa, a recolha dos dados deu-se por meio de questionário semi estruturado aplicado junto a 187 acadêmicos concluintes de diferentes cursos de graduação da Universidade Regional de Blumenau. No processo de análise dos dados, as respostas foram tabuladas em quadros e organizadas em eixos de análise, respeitando às cinco disposições propostas por Nóvoa (2009). Os saberes inerentes ao bom professor referenciados com maior assiduidade contemplam as seguintes características: domínio do conteúdo, atualização, aplicação de métodos de ensino apropriados e a habilidade de envolver os acadêmicos no processo de aprendizagem. Não obstante, saberes que integram a dimensão afetivo-emocional também foram ressaltados. Partindo do conceito de que o ato educativo de ensinar está sempre comprometido com circunstâncias sociopolíticas vinculadas ao processo de emancipação social, cabe ressalva que a dimensão que abrange este saber não foi apresentada com intensidade pelos acadêmicos. Outra dimensão pouco descrita está relacionada à disposição ao trabalho em equipe. Ao apresentar os saberes considerados essenciais pelos acadêmicos, surge a possibilidade de uma nova perspectiva de compreensão deste fenômeno, permitindo a reflexão de docentes mediante suas práticas.
Descargas
Descargas
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os direitos autorais dos artigos publicados na Revista são de acordo com a licença CC-BY-ND - Creative Commons ( https://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/legalcode)
Esta licença permite que outras pessoas reutilizem o trabalho para qualquer finalidade, inclusive comercialmente; no entanto, não pode ser compartilhado com outras pessoas de forma adaptada e o crédito deve ser fornecido ao autor.
Os direitos autorais dos artigos publicados na Revista são do autor, com os direitos de primeira publicação para a Revista