Educação tecnológica no ensino fundamental, anos finais, uma pesquisa-ação participativa
DOI:
https://doi.org/10.22169/revint.v16i39.2170Resumo
Por exigência da atual Base Nacional Curricular Comum proposta pelo Ministério da Educação, professores das escolas públicas e privadas reveem suas práticas para atender à nova geração de nativos digitais através do ensino da tecnologia. Os docentes buscam motivar seus alunos para a inovação tecnológica ao aplicar novos métodos de ensino, tais como Lean Startup, Game Learning, Design Thinking, Lean Education Technology e Letramento Digital. Portanto, o objetivo desta pesquisa é compreender como as atuais práticas de ensino tecnológico influenciam a construção do conhecimento da geração de nativos digitais. A metodologia é de natureza aplicada com abordagem qualitativa por meio de pesquisa documental e pesquisa-ação participativa em turmas do 6o ao 9o anos de uma escola privada no estado do Paraná. O resultado desta pesquisa é o registro documental do desenvolvimento de projetos dos alunos, em que se adotaram as metodologias Lean Startup, Game Learning, Design Thinking, Lean Education Technology e Letramento Digital.
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