A ditadura militar brasileira em determinados manuais didáticos da educação básica
DOI:
https://doi.org/10.22169/revint.v7i14.339Resumo
Analisa-se como são apresentados os conteúdos sobre a Ditadura Militar brasileira em alguns dos livros didáticos de História. Objetiva-se verificar, interpretar e analisar os conteúdos sobre o período apresentados pelos livros usados nos anos finais do ensino fundamental. Focaram-se os conteúdos referentes ao período entre 1964 e 1985. A escolha dos manuais ocorreu em função dos volumes disponibilizados para consulta nas bibliotecas de escolas estaduais da cidade de Curitiba. Selecionaram-se apenas os que se referiam aos conteúdos da ditadura: Arruda, História Integrada; Piletti & Piletti, História e Vida; Martins, História e Schmidt, Nova História Crítica. Na fundamentação teórica, entre outros autores, foram utilizados Chartier (1996), Chevallard (1997). Constatou-se que existem equívocos e omissões, além do discurso ideológico incutido nos conteúdos. Conclui-se que prevalece, a ênfase nos acontecimentos cronológicos e factuais. Os esclarecimentos sobre os motivos das ações, de alguns setores da sociedade civil, no período estudado ainda permanecem pouco explorados nesses livros.
Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais dos artigos publicados na Revista são de acordo com a licença CC-BY-ND - Creative Commons ( https://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/legalcode)
Esta licença permite que outras pessoas reutilizem o trabalho para qualquer finalidade, inclusive comercialmente; no entanto, não pode ser compartilhado com outras pessoas de forma adaptada e o crédito deve ser fornecido ao autor.
Os direitos autorais dos artigos publicados na Revista são do autor, com os direitos de primeira publicação para a Revista