Ensino religioso e a Base Nacional Comum Curricular: dimensão histórica e habilidades socioemocionais
DOI:
https://doi.org/10.22169/revint.v17i40.2218Resumo
Este artigo tem por objeto de estudo o Ensino Religioso, tendo por norte a Base Nacional Comum Curricular, além de possíveis articulações fundadas no trabalho pedagógico de vincular o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, conforme a cultura da paz. Objetiva-se promover possíveis reflexões em torno da problemática de atuação pedagógica na disciplina de Ensino Religioso, em que se privilegia o desenvolvimento integral do educando. Tem-se por especificidade dessa disciplina a atuação pedagógica por meio da introdução da cultura da paz e do ato de educar para a paz. Utiliza-se a perspectiva das habilidades socioemocionais como mecanismo capaz de demonstrar a diversidade e a eminente necessidade de respeito a esses aspectos que se impõem. O referencial teórico principal constitui-se de Baptista e Oliveira (2020), Geertz (2008a, 2008b), Junqueira e Itoz (2020), Rodrigues (2020), Kluck (2020) e Reis (2020). O resultado da discussão aponta para a possibilidade de inovação metodológica da prática docente nas aulas de Ensino Religioso, mediante integralidade do ser cognoscente, a partir do estímulo educacional das emoções e sua inevitável atuação social.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais dos artigos publicados na Revista são de acordo com a licença CC-BY-ND - Creative Commons ( https://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/legalcode)
Esta licença permite que outras pessoas reutilizem o trabalho para qualquer finalidade, inclusive comercialmente; no entanto, não pode ser compartilhado com outras pessoas de forma adaptada e o crédito deve ser fornecido ao autor.
Os direitos autorais dos artigos publicados na Revista são do autor, com os direitos de primeira publicação para a Revista