Avaliação: processo mediador de aprendizagem
DOI:
https://doi.org/10.22169/revint.v16i39.2153Resumo
O objetivo desta pesquisa é discutir conceitos e contextos em que a avaliação se insere e suas contribuições para o ambiente escolar. O ensaio é uma revisão bibliográfica a partir de materiais e temas disponibilizados para leitura, estudo e discussão em sala de aula. O processo metodológico deste artigo surge como trabalho final da disciplina Avaliação como Processo Educativo, do programa de Pós-Graduação Stricto Sensu — Mestrado Profissional em Educação e Novas Tecnologias do Centro Universitário Internacional —UNINTER. Neste sentido, e por meio desta revisão bibliográfica, apresenta-se o conceito de educação e alguns elementos da trajetória educacional brasileira, com destaque para as mudanças em curso. Esse panorama educacional brasileiro é o pano de fundo para descrição da avaliação como processo mediador de aprendizagem. Ressalta-se que as avaliações não devem ter um caráter de verificação, mas voltar-se às funções diagnóstica e formativa, possibilitando diagnóstico da realidade do estudante para fomentar o processo de ensino e aprendizagem, afinal, esse deve ser um dos objetivos da avaliação. A riqueza desta revisão da literatura possibilitou reflexões de elevado valor pedagógico, tais como a respeito da importância fundamental de novas posturas e de quebra de paradigmas para mudanças culturais, na cosmovisão das pessoas relacionada à avaliação, tanto dos discentes como dos docentes.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais dos artigos publicados na Revista são de acordo com a licença CC-BY-ND - Creative Commons ( https://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/legalcode)
Esta licença permite que outras pessoas reutilizem o trabalho para qualquer finalidade, inclusive comercialmente; no entanto, não pode ser compartilhado com outras pessoas de forma adaptada e o crédito deve ser fornecido ao autor.
Os direitos autorais dos artigos publicados na Revista são do autor, com os direitos de primeira publicação para a Revista