Avaliação: processo mediador de aprendizagem

UN PROCESO MEDIADOR DEL APRENDIZAJE

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22169/revint.v16i39.2153

Resumen

El objetivo de esta investigación es discutir conceptos y contextos en los que se produce la evaluación y sus aportes en el ámbito escolar. El ensayo es una revisión bibliográfica a partir de materiales y temas disponibles para lectura, estudio y discusión en el aula. El proceso metodológico de este artículo surge como trabajo final de la disciplina La evaluación como proceso educativo, del programa de Posgrado - Maestría Profesional en Educación y Nuevas Tecnologías, del Centro Universitario Internacional - UNINTER. En este sentido, y a través de esta revisión bibliográfica, se presenta el concepto de educación y algunos elementos de la trayectoria educativa brasileña, con énfasis en los cambios emergentes. Este panorama de la educación brasileña es el telón de fondo para la descripción de la evaluación como proceso mediador del aprendizaje. Se hace énfasis en que las evaluaciones no deben tener un carácter de medición, sino que deben estar centradas en la función diagnóstica y formativa; con eso, permiten la construcción de un diagnóstico de la realidad del alumno para estimular el proceso de enseñanza-aprendizaje, visto que este debe ser uno de los objetivos de la evaluación. La riqueza de esa revisión bibliográfica generó reflexiones de alto valor pedagógico, entre ellas, la importancia fundamental de nuevas posturas y de ruptura de paradigmas, para que, culturalmente, se produzcan cambios en la cosmovisión de las personas, tanto alumnos como docentes, relacionada con la evaluación.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Daiane Martins Batista, Centro Universitário Internacional UNINTER

Atualmente é mestranda do curso de Mestrado Profissional em Educação e Novas Tecnologias do Centro Universitário Internacional UNINTER. Especialista em Formação de Docentes EAD e licenciada em Letras-Português e em Pedagogia pelo Centro Universitário Internacional UNINTER, além de Especialista em Políticas Educacionais pela Universidade Federal do Paraná (2018). Possui graduação em Comunicação Social - Relações Públicas (2002) e Especialização em Gestão da Qualidade (2008) pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Bacharel em Teologia pela FAETEL-SP (2015) e Especialista em Metodologia do Ensino Religioso. Professora da área de Humanidades do Centro Universitário Internacional UNINTER desde 2018. 

Ivo José Both, Centro Universitário Internacional UNINTER

É licenciado em Filosofia pela Universidade de Passo Fundo-RS (1975). Possui mestrado em Educação na área de Planejamento Educacional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul-RS (1982), doutorado em Educação na área de Política Educacional pela Universidade do Minho, Portugal (1992) e pós-doutorado em Avaliação e Pesquisa obtido em Audiência Pública na Universidade Federal do Paraná (2018). É Técnico em Enfermagem: COREN PR 001003488. No Centro Universitário Internacional Uninter (Curitiba-PR) é: professor titular em cursos de graduação e de pós-graduação presenciais e a distância, pesquisador e escritor; atua no Núcleo de Pesquisa em Educação; é Presidente do Conselho Editorial da Editora Intersaberes (desde 05/2005); é docente no Programa de mestrado em Educação e Novas Tecnologias. No MEC é avaliador de cursos e avaliador institucional. Tem larga experiência na área de Educação, com ênfase em Avaliação de Sistemas, Instituições, Planos e Programas Educacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação da aprendizagem, educação, instituição, educação a distância e qualidade. Foi Presidente da Comissão Própria de Avaliação na Universidade Estadual de Ponta Grossa-PR (1993 a 1999) e na (então) Faculdade Internacional de Curitiba-FACINTER-PR (2006 e 2007). Foi Coordenador do Programa de Mestrado em Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa (1994-1998). Foi Pró-Diretor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, bem como Diretor Acadêmico da (então) Faculdade Internacional de Curitiba-FACINTER. Moção recebida da Assembleia Legislativa do Paraná pela contribuição na docência superior e publicação de obras relevantes à área acadêmica (2013). Honra ao Mérito por atuação exemplar no combate ao câncer infantil (2015). Conselheiro do Conselho Estadual de Educação do Estado do Paraná (Decreto Estadual/PR nº 11.672, de 16/07/2014). É Líder da linha de pesquisa (CNPq): Formação docente e novas tecnologias. Coordenador do Programa de Mestrado Profissional em Educação e Novas Tecnologias do Centro Universitário Internacional-UNINTER de 27/01 a 06/12/2016. Integrante do Conselho de Pesquisa do Centro Universitário Internacional UNINTER. Pós-Doutorado em Educação na UFPR (em curso). ORCID: https://orcid.org/0000-0001-9663-7257. Atualmente é professor pesquisador da Fundação Wilson Picler de Amparo a Educação, Ciência e Tecnologia-FAMPECT.

Mariana Gonçalves da Silva Frajuca, Centro Universitário Internacional UNINTER

Mestranda em Educação e Novas Tecnologias, Especialista em Gestão de Pessoas pelo Instituto Brasileiro de Educação e Extensão ? IBPEX, Graduada em Processos Gerenciais pelo Centro Universitário Internacional e Cursando Graduação em Administração pelo Centro Universitário Uninter. Atualmente é professora do Centro Universitário Uninter no Curso de Processos Gerenciais Semipresencial e atual na Tutoria EAD do Curso de Processos Gerenciais.

Publicado

2021-10-06

Cómo citar

BATISTA, D. M.; BOTH, I. J.; GONÇALVES DA SILVA FRAJUCA, M. . Avaliação: processo mediador de aprendizagem: UN PROCESO MEDIADOR DEL APRENDIZAJE. REVISTA INTERSABERES, [S. l.], v. 16, n. 39, p. 1245–1259, 2021. DOI: 10.22169/revint.v16i39.2153. Disponível em: https://revistasuninter.com/intersaberes/index.php/revista/article/view/2153. Acesso em: 3 jul. 2024.

Artículos más leídos del mismo autor/a